Os 5 piores vencedores do Oscar

Ocasionalmente, o pessoal da academia gosta de surpreender ao dar a estatueta da categoria principal para filmes fracos. Separei 5 filmes que eu considero um porre. Lembrem-se, é meramente uma opinião pessoal.

1. Gladiador (Gladiator, 2000)
Ridley Scott

Um épico frustrado. Apesar de algumas cenas interessantes dentro do coliseu, não é mais do que dramalhão de cunho pseudo-histórico enrolado e previsível.

2. Chicago (Chicago, 2002)
Rob Marshall

Em geral, gosto de manter distância de musicais. Os únicos que eu gosto são: All That Jazz, Moulin Rouge e Once. Chicago tem um ou outro número interessante, mas a história é besta como a maioria dos musicais e é um esforço hercúleo assistir ao filme sem dormir. Deve funcionar na Broadway, mas como eu não costumo vagar por esta avenida de New York, o que me importa?

3. O Paciente Inglês (English Patient, 1996)
Anthony Minghella

Como um filme destes ganha 9 Oscars? Arrastado, chato e com personagens não muito interessantes. A fotografia é bonita e temos uma boa participação Naveen Andrews (aka Sayid do Lost). Pouco, convenhamos.

4. Conduzindo Miss Daisy (Driving Miss Daisy, 1989)
Bruce Beresford

Boas atuações de Morgan Freeman e Jessica Tandy tentam salvar o filme, sem sucesso. São 99 intermináveis minutos que poderiam ter se transformado num filme tocante, mas que na verdade não passa de algo um tanto frio e superficial.

5. A Volta ao Mundo em 80 Dias (Around the World in Eighty Days, 1956)
Michael Anderson

O livro de Julio Verne é tão interessante. Por que esta aberração teve que ser feita e pior, ganhar um Oscar?

- Que filmes que ganharam o Oscar de melhor filme que vocês consideram ruins? Não precisam ter medo, ninguém é obrigado a gostar de tudo o que os outros gostam, certo?

99 comentários sobre “Os 5 piores vencedores do Oscar

      • galera, essa é so a opiniao do cara. assim sendo, nao tem como ele estar certo ou errado. acho q ele deixou isso bem claro!

        eu concordo com tds, menos com “o volta ao mundo…”, pq nunca vi.

        na minha opiniao, “operacao frança” é um filme mto bom, mas ter vencido “laranja mecanica” é uma piada d extremo mal gosto!

      • Vocês têm algum problema para entender texto, galera? O cara já falou que a porra da lista é uma opinião pessoal!
        Concordo com sua opinião sobre Chicago e O Paciente Inglês, são muito chatos mesmo! Gladiador me divertiu e quando um filme me diverte não consigo achar ruim.
        Faltou uma inclusão importantíssima na lista: Titanic.

  1. Literalmente cruel! Conduzindo Miss Daisy e Chicago são ótimos! Acho que foram deixados de lado filmes como Shakespeare Apaixonado e Uma Mente Brilhante …

    • Putz, Conduzindo Miss Daisy é um filme que eu realmente quis gostar, mas não consegui.

      Shakespeare Apaixonado eu não acho ruim, o problema foi que ele ganhou de filmes como Resgate do Soldado Ryan e Além da Linha Vermelha.

      Uma Mente Brilhante quase entrou na lista, sem dúvida, péssimo.

  2. Concordo que “Gladiador” e “Chicago” não mereciam a estatueta, mas não chegaria a posicioná-los como os piores vencedores. “A Volta ao Mundo em 80 Dias” sim, merece o título de maior equívoco já cometido pela Academia.

    • Gladiador eu acho bem fraquinho mesmo e Chicago seria o meu problema com musicais… eu até compreendo o fato de muita gente gostar dela, só não posso admitir que tenha sido chamado de melhor filme do ano!

  3. Só não vi o último. Os outros 4 gosto de todos, mas em menor grau que os outros concorrentes daquele ano. Nenhum merecia vencer.

  4. exatamente. por isso vc nao tah na academia pra dar os premios. vindo de alguem que gostaria que moulin rouge levasse um oscar.. era de se esperar.

  5. Eu adoro Conduzindo Miss Daisy!
    Gladiador é um bom filme e teve seus méritos para ganhar.
    O Paciente Inglês é um bom filme, mas não merecia tantas estatuetas.
    Os outros dois não mereciam nada.

  6. elencando so meus top 5.

    1- titanic 1998 – até hj não entendo o motivo
    2- chicago 2003 – no comments
    3- crash 2006 – é triste… de tão ruim
    4- entre dois amores 1986 – polamordedeus!!!
    5 – shakespeare apaixonado 1999 – blé!

    • Eu gosto de Crash. Ele está entre os nomes da minha lista de filmes prediletos. Mas isso é muito subjetivo.

      • ok… mais um que fala que Titanic não devia ganhar o Oscar… Amiguinho, dá uma boa olhada naquele filme, ok? Foi simplesmente um marco na história do cinema, praticamente uma revolução. Mesmo que tenha seus clichês, revoluções como essa não são discutíveis.
        11 Oscars merecidos.

  7. Gladiador mereceu com certeza a estatueta.
    O filme que devia estar em seu lugar é O Aviador… além de ser insonso, termina sem mais nem menos.

  8. Cara, eu entendo que gosto é de cada um, agora eu também lhe garanto que perceber a qualidade de um obra, filme ou não, tem a ver com cultura que por sua vez tem a ver com educação. Desculpe se pareço intransigente mas o seu ‘post’ é no mínimo, e no mínimo mesmo, equivocado e para mim você só demonstrou falta de cultura e despreparo na hora de analisar uma obra de arte. Uma coisa é preferir um filme a outro, até mesmo acha-los de níveis diferentes, agora dizer que qualquer um desses são filmes ruins e/ou péssimos é patético. Sinto muito em dizer mas deverias ter ficado calado.

    Na minha opnião não há nenhum filme entre os vencedores do principal ‘oscar’ que seja ruim o que menos admiro é “Shakespeare apaixonado”.

    • de fato, falar que um filme é chato ou insosso por gosto pessoal tudo bem, mas falar que é ruim? realmente conhheço pessoas que nao curtem gladiador e uma mente brilhante, mas sabem reconhecer o valor, falar que esses filmes é ruim então faça-nos o favor de começar a produzir filmes com um padrao de qualidade maior que esses 2 citados, que assim o brasil certamente nunca irá ficar fora de um oscar

    • Concordo com sua resposta luis…

      Pq do ano que concorreu Gladiador quem vc gostaria q ganhasse?
      Erin Brockovich
      O Tigre e o Dragão
      Traffic (odiei esse)
      Chocolate

      O melhor do ano foi Gladiador sem dúvida…

  9. “é meramente uma opinião pessoal”, mas é bem critica e agressiva!! você podia dar umas sugestões pro pessoal na academia, ou até mesmo fazer um filme!!
    … e nesse post ficou faltando pelo menos a sugestão de quem você acha que deveria ganhar nesse lugar!!

  10. Concordo com alguns nomes, mas para o post estar completo necesitamos comparar a concorrencia de dito ano. Por exemplo Gladiador, que considero um bom filme, porem nao digno de Oscar concorria com: Traffic, Chocolat, Erin Brockovich e Hidden Dragon, nao podemos dizer que existia um concorrente que merecia mais, talvez Traffic, mas mesmo assim nao tanto….
    E pior ainda ‘e o caso do Paciente Ingles que concorria com Jerry Maguire, Cargo, Shine… Todos pessimos filmes…
    Ja no caso de Chicago ele concorria com os otimos Gangues de NY, Lord of the Rings Two towers…
    E para mim a maior injustica considerando os concorrentes ‘e Miss Daisy… Born on the 4th of July, My left foot e Dead Poet Society sao filmes muito superiores…

    Abracos

    • Na boa… Pelo jeito que vc se referiu ao blogueiro e pela defesa que fez de Gladiador, acho que você nutre um tesão inrustido pelo Russell Crowe…

      • gladiador filme obrigatório para qualquer macho.

        vencedor merecido! não é viadagem é bom senso. tenho q concordar que o blogueiro deve ser um zé ruela mesmo.

  11. Titanic, não sei se ganhou de melhor filme, mas é piada esse filme ganhar algo. Desculpas para quem gosta, mas ainda acho o Oscar algo um tanto quanto maluco demais…

  12. Concordo inteiramente com a lista e poderia citar também: “Amadeus”, “Crash”, “Rocky”…etc

    Pior foi Russell Crowe ganhar o Oscar de melhor ator, competindo com Sean Penn, interpretando “Sam” (I am Sam ou Uma Lição de Amor).

  13. Eu até gosto de Chicago. Acho Gladiador bom, mas fraco para o Oscar.

    Da sua lista para mim o mais fraco é Volta ao Mundo em 80 dias.

    Adicionaria Crash a lista pois é bem meia boca para um oscar;

  14. Seus bando de burros, o gladiador ganha pela historia e roteiro, pra min ele e um filme motivacional, “da vida real” pra min otimo.
    ps. Amnesia e o pior filme da historia, dos filmes
    ate hj nao encontrei alguem que me explique aquele filme horrendo .

  15. Sempre achei frustrante assistir o Orscar,
    pois bem deveria ser chamado de American awards choise, coisa do tipo.

    Porém, mesmo concordando que Gladiador não é um filme que segue fielmente a história, seria ainda Gladiador um dos melhores filmes de ação, eu daria premios, não Oscar, pq pra mim Oscar não quer dizer nada.

  16. É interessante ver como as opiniões são tão diferentes. Eu por exemplo acho Amnésia um dos melhores filmes que já vi, inclusive comprei o Dvd original, o que é algo raro pra mim.
    Mas em se tratando do oscar, acho algumas decisões da academia mostra que provavelmente exista algum tipo de politicagem por trás. Algum tipo de marketing para certos filmes ou diretores ou atores.

    Para mim fica claro as duas piores e escabrosas decisões: Sean Penn perder pra Russel Crowe. e (a pior de todas) Shakespeare apaixonado ganhar de A vida é bela! fala sério… =/

  17. A atuação de Russel Crowe em Gladiador é até hoje comentada tanto no mainstrean quanto no “underground”(existe underground em Hollywood?) do ramo, como perfeita.

    Sério.

  18. Lista com Gladiador encabeçando? Aí não dá… E sem Onde os Fracos Não Tem Vez? Isso é que é filme arrastado, sem propósito e sem final…
    Enfim, não gostei…

  19. No geral os ganhadores do Oscar são filmes comerciais, é um prêmio não do cinema mundial como eles gostam de falar, mas do cinemão americano, alguns são bons, outros são premiados unicamente por suas campanhas de marketing e bilheterias.
    Titanic pra mim é o pior, só deve ser melhor que Chicago que confesso não assisti, mas tem cara de ser muito, muito chato.

  20. ‘Titanic’??!
    ‘Quem quer ser milionário’ (se esse venceu, cidade de Deus merecia dois prêmios)
    ‘Senhor dos Anéis’

  21. Gostei da lista..mas não levo a sério nenhuma premiação não rsrsrsrsrs
    Sempre está em jogo aspectos comerciais…nem que seja para mostrar..olha…não queremos isso…como foi o desse ano.

  22. afff gladiador nao merceu se mata cara filme tem uma historia de outro mundo e ainda diz que so tem algumas cenas boas afffff

  23. Não assisti a todos os concorrentes do orcar esse ano, mas vi Avatar 3d, vi Inglorious Basterds e vi The Hurt Locker (guerra ao terror).

    Achei muito injusto. Como sempre, o Oscar usou mais fatores políticos que cinematográficos entregar seus dois mais importantes prêmios (filme e diretor).

    Realmente, politicamente falando, é legal ver Halle Barry e Jamie Foxx, afro-americanos, ganharem os prêmios de melhores atores principais.

    Também é legal ver uma mulher ganhar o prêmio de melhor direção pela primeira vez, justamente um dia antes do dia internacional da mulher.

    Mas você, cinéfilo de plantão pode acreditar que o Tarantino nunca ganhou?

    Que o filme aclamado pela crítica e que conseguiu juntar cinéfilos, público blockbuster e europeus na mesma sala de cinema e deixar todos boquiabertos, pegando um roteiro fraquíssimo e transformando no maior filme de todos os tempos, mudando, literalmente, o modo como se faz cinema daqui para frente, também não ganhou?

    Que a obra prima de Tarantino, que conseguiu extrair tudo o que a indústria cinematográfica conseguira fazer de bom com os equipamentos de hoje e juntar tudo em um roteiro maravilhoso, de uma trama bem trabalhada, personagens com perfeita profundidade (Chris Waltz = profundo / Brad Pitt = raso) misturando nazismo com western e fazendo tudo isso com perfeição, não ganhou?

    Mas, político, o Oscar novamente premiou um filme de guerra, de novo com a mesma ridícula e óbvia mensagem: que se termine a guerra, que a guerra faz mal para o americano, bla bla bla…

    Prometi para mim mesmo que se ganhasse Hurt Locker ao invés de Avatar ou de Inglórious Basterds (meu preferido), não veria o Oscar 2011.

    Hurt Locker não mereceu ganhar, não tinha o melhor roteiro (para mim: The Blind Side/Precious), as melhores interpretações (para mim: Inglorious Basterds), a melhor fotografia (para mim: Inglorious Basterds), tampouco a melhor direção (também Inglorious Basterds), e tampouco, seu conjunto também não era o melhor (para mim: Avatar/Inglorious Basterds – o primeiro pela inovação, e o segundo, pela perfeição da aplicação da cinematografia atual)

    Portanto, não verei o Oscar, pelo menos em 2011, pois não merece meu sono perdido. Não é a celebração do cinema, é a celebração da política, e disso já estou farto.

  24. Um que eu acho que constaria na lista é o fraco “Quem Quer ser um Milionário?”, um filme extremamente formulaico (apesar de pintar como filme de baixo orçamento) que se encaixa perfeitamente no termo americano “Oscar Bait”.
    Superficial, explorando uma realidade étnica para audiências americanas e, se aproveitando da fama recente de Bollywood, esse filme e suas musicas insuportáveis (vamos combinar que até a academia acha aquilo uma porcaria mas quis puxar o saco para fazer imagem de multicultural) deveriam ter passado longe do Oscar.
    Eu concordo com Gladiador, um filme bem fraco, épicos com essa veia comercial que surgiram depois (como Tróia, Arthur, Cruzadas) são superiores e mais interessantes que esse filme porque se assumem como sendo Blockbusters e não obras-primas épicas, algo que o Ridley Scott tentou fazer, por sinal um dos diretores que mais decaiu desde os anos 80.
    Os demais na lista, exceto o Volta ao Mundo, podem ser enquadrados também como “Oscar Bait”, todos eles semelhantes e seguindo aquelas fórmulas básicas para fazer sucesso com público e deixar que a crítica fique babando ovo.

  25. Opnião própria do autor do texto, nada confirmado por um órgão responsável nesses tipos de qualificação! Então é DISPENSÁVEL esse texto!

  26. Não entendi isso de “orgão responsável nesses tipos de qualificação” … Prestou atenção na lista ?
    De certa forma, a academia é um dos “orgãos de qualificação” e ela comete MUITOS e muitos erros.
    Procura, por exemplo, saber do filme Cidadão Kane que é reverenciado como um filme que mudou para sempre a história do cinema e procura alí na wikipedia pra saber se ele tem Oscar.
    E por sinal, o filme não foi bem sucedido quando foi lançado com público e crítica (provavelmente o motivo para ser esnobado pela academia) mas, quando pegou hype, já era tarde.
    O filme sempre foi o mesmo, será que não faltou competência pra esse “orgão de fiscalização” pra visualizar no filme essa qualidade que mudou a história do cinema ou eles foram na crista da onda e torceram o nariz, assim como o público fez ?

  27. Amor, sublime amor, Rocky(por ter ganho de Taxi Driver)! O pessoal tá citando filmes q não ganharam Oscar! Não é uma lista dos piores filmes e sim de equívocos do Oscar! Prestem atenção no post primeiro!

  28. Falarei dos últimos 40 anos apenas:

    1976 – Rocky (um filme de Sessão da Tarde que ganhou de “Taxi Driver” e “Todos os Homens do Presidente”…)
    1979 – Kramer vs Kramer (Dramalhão que venceu Apocalipse Now! Fala sério!)
    1985 – Entre dois amores (e ainda bateu “A Cor Púrpura”…)
    1996 – O Paciente Inglês (CHATOOO!)
    2002 – Chicago (Um filme RUIM. E ganhar de “Gangues de Nova York” foi simplesmente uma piada)

    Gladiador não é ruim, mas foi uma vitória injusta num ano que teve “O Tigre e o Dragão” e “Traffic”. Menção desonrosa ainda para “Laços de Ternura” de 1984, filme médio que ganhou num ano cujos candidatos compunham talvez a pior seleção dos últimos 40 anos.

  29. eu trocaria gladiador por tróia. esse sim é chato e insosso, filme cheio de cliches, dialogos monotonos, atuaçoes forçadas, enfim, o unico filme do brad pitt que eu consegui nao gostar

  30. Pessoal, agradeço a participação aqui. Discutir sobre filmes é sempre bacana, mesmo com alguns não sendo muito educados… mas isso é interessante tb, me garante umas risadas.

    Só reitero uma coisa. Bastante gente falou sobre filmes que não ganharam o Oscar… a ideia é falar sobre filmes que vocês consideram ruins e que ganharam o Oscar de melhor filme, em qualquer ano.

    ABRAÇOS.

  31. Meus Deus do céu, concordo c/ os comentários acima!
    E não dar o Oscar p/ o Gladiador?!… Deu pra ver q/ tu não entende de filme e muito menos a cueca q/ usa diariamente!
    Ascessa o meu blog pra ti aprender sobre e o q/ são filmes de verdade. http://cine-phobia.blogspot.com/
    … ou vai dormir e deixa pra quem sabe.

  32. o gladiador eh um otimo filme, chicago tb. os outros ainda nao existe. mas dos cinco, os dois que eu assisti eu gostei. assim como muitas outras pessoas acho q vc se equivocou. ;) mas opniao eh opniao neah? ^^

  33. Então, opinião é igual a… nariz, cada um tem o seu.
    Mas, a minha opinião é a seguinte:
    Paciente Inglês realmente começa muito chato, eu quase desisti de assistir o filme, mas ele vai ficando muito interessante depois de meia hora.
    Gladiator realmente é muito forçado.
    Odeio musicais, nem perco meu tempo assistindo.

  34. Vc é formado em cinema baybe? se nao for cale a sua boquinha e pare de publica posts que vai de acordo com a sua cabecinha!

  35. Falar que Gladiador e ruim e o Cumulo.
    Para mim o cara nao sabe nem oq e filme.
    Deve que para ser filme para ele tem q ter bastante putaria ou um filme sem Historia.
    Como muitos que estamos vendo hoje em dia.

    Mano Vo falar a verdade.

    Esse post seu foi muito sem sentido.

    Mais pode falar a verdade[...]Voce Quiz fazer um post polemico para aumenta os acessos em seu Blog.

    Porque Colocar um filme Daquele com um fiasco.Isso nao pode.
    Alem que nenhum filme ganha um ”Oscar” Atoa nao acha ???

    Mais igual o nosso amigo falou.

    Cada um tem sua opniao

  36. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    só rindo mesmo

    véio..de boa…não comenta sobre cinema no teu blog… não é a tua praia

  37. Como disseram, opinião cada um tem a sua (e graças a Deus que é assim).
    Sei que Gladiador não foi fiel à História, com alguns fatos falhos, mas qual fime é perfeito nesse ponto?? Só os documentários que, mesmo assim, são sujeitos a erros. Sei também que foi exagerado, forçado… mas isso é Hollywood. Na minha humilde opinião, Gladiador foi um bom filme, com boas atuações, bom figurino (só corrigindo, Sean Penn perdeu em 2002 por I Am Sam) e mereceu o Oscar nesse ano. E pra ajudá-lo, concorreu com filmes que entendo estarem abaixo de sua qualidade.
    Para ver como as coisas são, eu já acho “O Tigre e o Dragão” bem normalzinho: não vi MUITA diferença em relação aos outros do mesmo gênero (acho que alguns filmes do Jackie Chan foram até melhores do que esse).
    Então, o Oscar é uma premiação cujo impacto comercial é enorme. E, justamente por isso, não passa de algo comercial, que lança modinhas, super valoriza e desvaloriza conforme o astral de Hollywood.
    Quando eu preciso escolher um filme, prefiro escutar a opinião de amigos que sei que tem o perfil semelhante ao meu do que pensar: “ó, vou assistir O Tigre e o Dragão porque ganhou 4 Oscars, ao invés de ver Um Sonho de Liberdade, que não ganhou nenhum” – é, realmente, eu odiei O Tigre e o Dragão… rs – e Um Sonho de Liberdade teve o azar de concorrer com Forrest Gump, Pulp Fiction… e teve que ficar sem nenhum Oscar, apesar de que poderia dividir alguns com o “run, Forrest, run!” – ótimo filme também).
    Acho que por enquanto é só isso… rs…

  38. Tirando Gladiador (concordo com o que você disse), todos os outros foram merecedores de Oscar (você também tem que levar em consideração os demais concorrentes no mesmo em que ganharam).

    Como toda opinião pessoal, respeito a sua mas eu penso diferente.

  39. ah não assisti quase nenhum desses filmes então não posso falar nada..

    mas eu acho que o Oscar passado (eu acho) o filme “Onde os fracos não tem vez” achei meio fraquinho para ganhar o Oscar. e Guerra ao Terror, achei muito bom o filme, mas Avatar tinha que te ganhado. Foi um dos melhores filmes que eu já assisti. merecia ter ganhado sim o Oscar. :)

  40. Deus… olha eu só gostaria de escrever três coisas:

    1- Ninguém que escreveu sua opnião até agora nesse ‘post’ entende “merda” nenhuma de cinema, incluindo eu e o dono do blog;

    2- Tudo é um negócio, tudo é ‘politicagem’, hollywood precisa de bons acordos comerciais para sua engrenagem não parar, vamos deixar de hipocrisia pois todos vocês que reclamaram disso fazem ‘politicagem’ todo santo dia. Só para vocês terem uma idéia como essa ‘politicagem’ tem limite
    corre no meio hollywoodiano que ao preterir ‘avatar’, o filme que salvou a indústria do cinema, por ‘guerra ao terror’, o filme independente e desconhecido, hollywood deu um tiro no próprio pé (se vocês não sabem os eleitores do “oscar” são todos que já foram indicados, todos votam nas categorias que já concorreram e na de melhor filme). Porquê fariam isso? Seria mais fácil eleger ‘avatar’ e premiar o “filme da história”, por isso não acredito em politicagem sem limites;

    3- Vejam filmes com mente aberta, vocês não são o diretor do filme pra saber como ele é antes de estrear… Não adiantar nem assistir o filme e dizer que é ruim também, se você não é fã de musicais (como chicago), de épicos de ação (como gladiador)ou de qualquer outro estilo de filme você automaticamente não é capaz de dar uma opnião abalizada e imparcial. Afinal se você não gosta de, por exemplo, ficção científica, você não vai conseguir ver mérito nem nos filmes considerados marcos do gênero (2001- uma odisséia no espaço, Alien o oitavo passageiro, O Exterminador do Futuro, Matrix e agora Avatar);

    Para concluir respondo a colega que perguntou que filme eu escolheria no lugar de gladiador… gladiador mesmo, apesar de todos os outros serem excelentes;

    OBS.: A transposição de nomes de filmes estrangeiros para a língua portuguesa é muito mal feita, com raríssimas exceções.

  41. Puxa, gostei bastante de MISS DAISY, um filme despretensioso, bonito, sensível. Teria votado em POETAS MORTOS naquele ano, mas a vitória do outro não me pareceu injusta.

Deixe um comentário

