Além da Linha Vermelha

Título original: The Thin Red Line
Ano: 1998
Diretor: Terrence Mallick

O diretor Terrence Mallick tem praticamente 40 anos de carreira, mas apenas 5 filmes realizados. Isso mostra que ele não faz filmes apenas por fazer. Quando inicia um trabalho, Mallick se dedica completamente a ele, criando obras que sempre trazem um significado. Em Além da Linha Vermelha ele utilizou vários atores importantes do cinema para mostrar um pouco do que foi a campanha do Pacífico na Segunda Guerra Mundial. John Travolta, Sean Penn, Jim Caviezel, Adrien Brody, John Cusack, George Clooney e Woody Harrelson são alguns dos nomes que fazem parte deste elenco de respeito.

É um filme de guerra, mas a abordagem é um pouco diferente do que estamos acostumados. O ritmo é peculiar. Mallick nos conduz pela história de cada soldado sem pressa alguma. Existem narrações em off de vários personagens. Elas mostram o sentimento deles em relação a guerra, ao inimigo e a raça humana como um todo.. Fui completamente absorvido por este filme de guerra intimista, que tem um trabalho fantástico de fotografia de John Toll. Ele explora muito bem os cenários naturais, concebendo imagens belíssimas com um ar poético.

As batalhas são poucas, mas quando acontecem mostram toda a habilidade de criação de Terrence Mallick. Ele as filma de uma maneira elegante e empolgante, como um ballet de tiros e sangue. Além da Linha Vermelha tem suas falhas, como o roteiro que basicamente vai do nada a lugar nenhum, mas é uma experiência única e arrebatadora, se você entrar no clima.

Nota: 9

18 comentários sobre “Além da Linha Vermelha

  1. Este é meu filme de guerra favorito. Acho um trabalho sensacional, tanto na parte técnica, quanto na parte de direção e atuação. Um LINDO filme!

  2. Extraordinário! Nota 10 sem pensar duas vezes. Poesia em pleno cenário de guerra. Mallick é genial e as imagens deste filme são de tirar o fôlega de tão belas e bem compostas.

    abs!

  3. Ainda falta ver algumas produções importantes do gênero, mas para mim esse é o melhor filme de guerra em todos os tempos. É um trabalho de direção extremamente habilidoso do Terrence Mallick que conseguiu me envolver totalmente.

  4. tenho esse filme há um século na minha coleção de dvds e ainda não assisti, apesar de todos falarem muito bem!
    acho que tenho que parar de enrolar e ver logo né?

    []s!

  5. Oie,

    Você já sabe que não sou adicta a filmes de guerra e o maior pecado nesse sentido é não ter assistido ainda esse filmaço que, a propósito, falam muito bem pelo lirismo em meio a um tema doloroso como a dor. Eu assistirei-o e depois comento contigo o que achei.

    Só esse elenco dá vontade de me jogar nessa guerra, rs!

    Beijo, MaDame

Deixe uma resposta

