O Anjo Exterminador (1962)


Cotação: 8

Infelizmente ainda conheço pouco da filmografia desse cultuado cineasta espanhol radicado no México, mas o que conheço é suficiente para saber que ele tinha o pózinho mágico dos grandes diretores. O Anjo Exterminador é considerado por muitos o melhor filme dele. Acho complicado fazer uma afirmação dessas, mas certamente assistir a este filme é uma experiência única. O enredo é altamente insano e por isso mesmo, intrigante:  após uma ópera, um grupo de pessoas da alta sociedade é convidado para jantar na casa de um ricaço influente. Eles jantam, escutam uma mulher tocar piano, conversam, mantém as aparências como todos os bons burgueses e na hora de ir embora ninguém quer deixar a casa. Não existe uma explicação racional, simplesmente nenhum dos convidados consegue atravessar a porta.

Quer explicações para esse fato? Você não vai ter, mas saiba que elas não são necessárias. Você se conecta tão bem com a história que acaba não ligando para a falta de explicações. O que importa é ver como essas pessoas vão se comportar na sequência, já que eles ficam semanas presos na sala, sem comida, com sede, em um estado degradante. A provável intenção de Buñuel é fazer uma crítica ao comportamento burgues e ele faz isso de uma maneira nada convencional. Ele coloca pessoas acostumadas a comer caviar e tomar champagne tendo que procurar água no encanamento da casa e tendo que comer papel.

Como as pessoas que estão do lado de fora não conseguem entrar na casa, a situação se prolonga. O diretor Luis Buñuel se diverte com tudo isso. Ele também adiciona elementos no filme que nos deixam mais perdidos ainda, como a presença de um filhote de urso e de bezerrinhos na casa. Como falei, melhor não buscar respostas. O certo é mesmo aproveitar toda essa situação e se preparar para o final pra lá de irônico.


Título original: El ángel exterminador
Ano: 1962
País: México
Direção: Luis Buñuel
Roteiro: Luis Buñuel
Duração: 95 minutos
Elenco: Silvia Pinal, Enrique Rambal, Claudio Brook, José Baviera, Jacqueline Andere


Alguém indica outro filme do Buñuel? Gosto bastante de Os Esquecidos também.


/bruno knott

About these ads

14 comentários sobre “O Anjo Exterminador (1962)

  1. Bruno, quando assisti filmes do Buñuel, era adolescente. Meu namorado me carregava para ver Glauber Rocha, Pasolini, entre outros. Detestei todos, incluindo Buñuel. Ficaram-me só umas lembranças vagas e desagradáveis.

    Se não tivéssemos visto juntos Psicose, 2001 e O Bebê de Rosemary, talvez o namoro não virasse casamento! ;-)

    Mas, do pouco que me lembro, talvez você aprecie “A Bela da Tarde”… Um abraço, stella

  2. Eu sou suspeita para falar de Buñuel e filmes surrealista, pois adoro, sou apaixonada desde Um Cão Andaluz.

    Gosto muito de O Anjo Exterminador, toda aquela agonia na sala, mas o meu preferido é a Bela da Tarde. Catherine Deneuve está deslumbrante no filme.

    bjs

  3. Considerado o marco do surrealismo. Esse, confesso, ainda não vi, mas recomendo O Cão Andaluz. Fabuloso! Aliás, tem um livro novo do Buñuel rolando chamado “Meu último suspiro”. Procure!

    • Valeu Roberto!

      Vou atrás de Cão de Andaluz e A Bela da Tarde.

      O livro anotei tb, mas vai ficar pra dps… sou daqueles que não consegue se segurar e vai acumulando vários livros… mesmo lendo rápido não consigo vencer! hehe

      abraços.

  4. Adoro esse filme do Buñel, embora não seja uma dos melhores dele, mas todo o absurdo daquela situação é angustiante demais, filmado com maestria pelo diretor. O que eu mais gosto no estilo dele é esse tom sóbrio e direto, em contraste com situações ambíguas e misteriosas. O cara é um dos grandes, com certeza.

  5. Midnight in Paris
    Woody Allen fez referencias tão ricas a respeito de Bunuel…fiquei encantado
    o filme é um alter ego do Woody,embora nao veja qualquer semelhança,acho muito humilde de woody allen como coloca o outro diretor no filme.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s