Um Sonho Possível

Título original: The Blind Side
Ano: 2009
Diretor: John Lee Hancock

Sou fã de futebol americano. Depois do nosso “soccer”, é o meu esporte preferido. Sempre acompanho a NFL e tenho uma grande simpatia pelo New York Jets. Já assisti a vários filmes sobre o esporte e eles sofrem de um problema crônico: excesso de clichês. É sempre aquela coisa chata de um time que está perdendo, um time sem futuro, que depois de algum discurso motivador começa a vencer os jogos e vai em busca do título! Claro, existem aqueles que não sofrem tanto desse mal e são ótimos: Invincible, Um Domingo Qualquer, Friday Night Lights (o filme e o seriado) e, é claro, O Lado Cego.

O que temos aqui é uma história real sobre o jogador Michael Oher, do baltimore ravens, que foi escolhido na primeira rodada do draft de 2009. Coisa pra poucos. O filme ficou a cargo do diretor John Lee Hancock, que até agora não tinha feito nada de destaque. Ele já havia trabalhado com esportes antes em O Desafio do Destino, que tem alguns aspectos interessantes, mas nada demais. Agora ele conseguiu chamar a atenção.

Muitas vezes filmes biográficos acabam se tornando arrastados e chatos, mas não foi o caso em O Lado Cego. Você vai aproveitar cada minuto, não sem motivos. A história de Michael Oher é barra-pesada, seu passado é repleto de desgraças. O film retrata a vida do cara quando ela começa a mudar para melhor. Leigh Anne (Sandra Bullock) é uma mulher rica, que viu o “Big Mike”, um cara gigante, negro, calado, andando no frio sem rumo e decidiu ajuda-lo. A partir daí a vida de ambos vai mudar. Big Mike tem problemas com os estudos e com relacionamentos, pois é um cara muito fechado. Algumas pessoas decidem ajuda-lo e logo ele entra para o time de futebol americano da escola. Mas não foi fácil!

O trabalho dos atores foi muito importante para o filme funcionar. Sandra Bullock tem uma performance acima da média. Ela faz de Leigh Anne uma mulher forte, que não leva desaforo para casa, mas que no fundo é extremamente sensível e quer ajudar as pessoas, mesmo sem saber o motivo. Quint Aaron dá vida a Michael Oher de uma maneira magistral. Ao meu ver ele era merecedor de indicação no globo de ouro, mas não aconteceu.

O filme parece um conto de fadas? Parece, mas é uma história real. Pelo menos boa parte dele.

Nota: 4,5/5

BlogBlogs.Com.Br

6 comentários sobre “Um Sonho Possível

  1. Nossa, esse é um filme que a história em si não me chama muito a atenção, mas depois que você citou o cuidado em fugi dos clichês dos filmes de esportes, até me motivei. Fora Bullock que eu perticularmente gosto MUITO.

  2. Estou com a maior expectativa para ver esse filme desde há meses! Venho levantando campanha para indicação de Sandra no Oscar, algo que parece ser inevitável! (Muito Feliz :D)

    A história é belíssima! Sandra surpreendeu com seu talento, o qual sempre valorizei desde criança! E verei o filme mais pela humanidade da família e de Michael! O trailer me emocionou, ainda mais na cena em que Leigh (Bullock) diz que não mudou a vida desse garoto, foi ele que mudou a dela!!!!

    O Lado Cego!!!

    Abraço

    1. é um belo filme. não precisa gostar de futebol americano para gostar dele. e não espere um água com açucar forçado… é um puta filme honesto que te emociona naturalmente.

  3. Moro na Europa, e aqui temos opções de ver certos filmes pelo “décodeur”, aqui em casa eu tenho o do voo, e passando para escolher um filme para assistir ontem me deparei com o “The Blind Side”, achei interessante a descrição do filme e paguei pra assistir.
    Meu Deus, desde ontem não paro de olhar, já foram 5 vezes e todas as vezes a mesma emoção, mesmo minha filha que não gosta de filmes assim, chorou, riu e se emocionou com esta história linda.
    A Sandra Bullock se superou realmente, mas eu tiro o chapéu é pro Quint Aaron, que fez o papel do Michael Oher, é impressionante como ele deu vida a esse personagem, ele é impressionante!!!
    FABULOSOOO…FILME MAGNÍFICO!!!!

Deixe uma resposta

