Vício Frenético

Título original: The Bad Lieutenant: Port of Call – New Orleans
Ano: 2009
Diretor: Werner Herzog

“Tour de Force”. Que bela expressão. Eu NADA entendo de francês, mas uma visita ao google me diz que ela significa uma ação difícil executada com grande habilidade, basicamente, uma proeza. Você deve estar me perguntando o que ela tem a ver com este novo filme do Werner Herzog, certo? Respondo em três palavras: Nicolas (fucking) Cage. Aqui ele interpreta o policial sem noção Terence McDonagh. Logo na primeira cena percebemos que o cara é completamente louco e é nele que reside o diferencial de Vício Frenético.

Cá entre nós, o plot não tem muita importância aqui. Tudo se passa em Nova Orleans pós Katrina.  Temos 5 homícidios envolvendo senegaleses e cabe ao tenente do mal – como diz o título original – Terence a investigar o caso. E o show começa. Há quem diga que a atuação do Cage está exagerada. Eu não concordo. O cara criou um personagem que é uma bomba relógio, totalmente sem escrúpulos, sem remorso de apontar uma magnum .44 pra cabeça de uma velinha e que não tá nem aí de roubar cocaína apreendida para uso próprio. Tudo isso sem ser caricato. Você acredita no personagem e na sua falta de sanidade mental. É uma atuação bem física também. Percebam como ele consegue demonstrar que tem os movimentos reduzidos no braço esquerdo sem soar falso.

Herzog não teve medo de realizar um filme politicamente incorreto, que é espetacular de se assistir. Ficamos esperando a próxima reação de Terrence e morbidamente torcemos para ser algo intenso. E vamos ser recompensados, pode apostar. Será que alguém consegue gostar ou compreender as motivações do personagem? Difícil. O único momento em que vemos um pingo de sentimento nele é quando Terence está com sua namorada, nada mais, nada menos, que uma prostituta de luxo.

Detalhe: Provavelmente sobrou uma carreirinha pro Herzog também, afinal, iguanas e almas que dançam não são coisas muito usuais num filme policial.

Recomendo pelo Nicolas Cage, pela direção do Herzog e também pela trilha sonora, que aumenta o impacto de quase todas as cenas.
Coisa boa aqui.

Nota: 4/5

Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans

Anúncios

28 comentários sobre “Vício Frenético

  1. Este filme nunca havia ouvido nem falar! Sinceramente não me interessei muito, por causa do Cage, mas pela descrição de seu personagem parece algo no mínimo diferente!

    Se por acaso eu encontrar esse filme o verei!
    E se pôde ser considerado coisa boa, então vale uma conferida!

    Abraço

    1. Com certeza… é difícil filmes com essa coragem de ter um personagem principal tão do mal assim.

      E vai estreiar nos cinemas nesse final de semana.

      Abraço.

  2. Sério que você curtiu tanto Vício Frenético? É a primeira pessoa com opinião positiva sobre esse filme que eu vi. O Nicolas Cage não me agrada nem um pouco em cena desde há uns 200 filme atrás. Por mim, ele se aposentava, abria uma barraquinha de sorvete ou coisa do tipo, por que cinema não é mais pra ele. Pelo que você falou, o filme deve ser bem escroto, me lembrando bastante Adrenalina. Se for tão parecido com este quanto eu estou pensando, passo longe. haha

    Abração!

  3. Muitas pessoas andam falando bem dese filme, mas eu tenho um coisa com o Cage que eu não gosto dele de jeito NENHUM! Vamos vê se agora ele consegue me convencer – rwsss.

    1. achei que ele fez o filme funcionar… se não fosse por ele não teria tanta graça.
      claro, o personagem que é interessante, mas foi o cage que conseguiu dar vida a ele. provavelmente outros atores também conseguiriam fazer algo do mesmo nível e até melhor.
      Abs

  4. Ainda não estreou em Portugal, mas como fã do Cage (apesar dos muitos flops neste século) certamente que não deixarei escapar este remake.

    Abraço.

  5. Ótima resenha .

    Este filme me pareceu interessante, o Herzog é bom em documentários, mas provou que sabe fazer longas como o ótimo ‘O sobrevivente’ com Christian Bale.
    A premissa deste filme ‘Frenético’ é simples, mas se vale pela atuação e direção quero conferir.

    Assisti ao trailer no cinema e o Cage esta loucão, ele é assim: as vezes faz um bom filme e outras vezes faz framboesas como o péssimo ‘O Sacrifício’.

    E espero que depois deste filme o Herzog seja mais conhecido.

    Abs!

    1. Valeu cara!!!

      O Herzog é muito bom. Aguirre a Colera dos Deuses é uma obra-prima. Recomendo a qualquer um, sem medo.

      E concordo com o comentário sobre o Cage. Ele pensa mais na grana do que na qualidade dos filmes que vai fazer, só pode ser essa explicação.

      Abraço

  6. Quero muito ver porque os comentários que andam surgindo são muito instigantes. Antes, porém, vou procurar ver o filme original.

  7. Olá galera do intratecal, tudo bem? Adorei o blog de vocês!

    Sou colaborador do site cinedica.com.br e gostaríamos de comentar que no dia 17 de janeiro, as 22 horas, iremos agitar um bate papo em nosso site em função da cerimônia do globo de ouro e gostaríamos muito de contar com a presença de vocês e de seus usuários.
    Nosso site é feito por amantes e para amantes da sétima arte. Somos contra a pirataria e amamos falar sobre cinema.
    Dia 17 é um dia especial pois a cerimônia será mostrada ao vivo via canal TNT e não existe um lugar onde quem curte essa premiação possa debater via mensagens, os acontecimentos, ao vivo, que se seguem.
    Gostaríamos de saber se você pode nos ajudar com a divulgação desta nossa iniciativa.
    Nós rodamos a internet para encontrar sites interessantes e que fazem parte de nossa filosofia.
    Você pode conhecer um pouco desta idéia pelo link: http://www.cinedica.com.br/filmes/cinefest.php
    Desde já agradecemos e aguardamos uma resposta.

    Atenciosamente, equipe CineDica.

    rp@cinedica.com.br
    raphaelcamacho@gmail.com

  8. Quero muito ver este filme, Bruno! Adoro o Nicolas Cage, mas já não aguento mais ele nestes filmes espiritualizados como Presságio e o Vidente… Espero que eu goste de Vício Frenético. Abs!

    1. hauhuaha… nicolas cage e sua mania de roteiros meia boca. mas até que Presságio tem as suas qualidades como um blockbuster.

      Acho que vai curtir o Vício Frenético.

      abraço

  9. Gosto muito do Cage!
    Agora, lendo sua resenha o “politicamente incorreto” na trama do filme, me motivou muito mais.
    Já listei o filme.

    Beijo,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s