Meridiano de Sangue ou O rubor crepuscular no Oeste

Autor: Cormac McCarthy
Ano: 1985

Nah, isso não tem nada a ver com a saga Crepúsculo, apesar do nome. Este livro acaba de ser lançado no Brasil e é o Cormac em grande forma. Gostei muito de ler A Estrada e Onde os Velhos Não Tem Vez e com Meridiano de Sangue a experiência foi igualmente gratificante e singular. Confesso que demorei algumas páginas para entrar na história, mesmo já conhecendo o estilo peculiar do escritor. Não desista e será recompensado. Aos poucos me senti fazendo parte daquele Oeste sangrento, quente, mortal e fascinante. Em A Estrada, Cormac nos mostrou o fim do mundo e aqui ele nos apresenta a um país que ainda estava engatinhando. Qual o mais violento? Difícil dizer. Acompanhamos o Kid durante a maior parte das páginas e o que ele faz é escalpelar índios para ganhar uma grana. Sobra sangue. Cormac não tem medo de descrever assassinatos de crianças, bebes e até de cachorros. Ele quer nos mostrar que aquele ambiente é barra-pesada e para sobreviver você não pode hesitar nunca. Sobra espaço também para algumas reflexões e filosofias relacionadas à guerra e aos homens como um todo. É um livro difícil, pesado, mas que vai fazer você chegar na última página e dizer: PUTAQUEPARIU.


– por B. Knott

15 comentários sobre “Meridiano de Sangue ou O rubor crepuscular no Oeste

  1. A história parece ser bem interessante, principalmente na parte que você disso que Comarc descreve os assassinatos. Deve ser algo tenso! Se trombar com Meridiano de Sangue na livraria vou levar pra casa! =)

  2. Coincidência: amigo meu me falava, semana passada, exatamente sobre esse livro. Adorou e recomendou. Ou seja, é uma boa dica para aumentar a pilha de livros na mesinha de cabeceira.. rs…

    Abs!

  3. Caramba, depois deste texto, fiquei até com água na boca. Estou lendo “A Estrada”, de McCarthy mesmo – e é um livro excelente.

    1. A Estrada eu li 3 vezes e contando. Até sonhei com esse livro.

      Que bom que curtiu o texto! Quando tiver uma oportunidade de ler Meridiano de Sangue aproveite.

      Abração.

  4. Caraca, não li nenhum livro dele, mas já tenho o screenplay de ‘The Road’ aqui e é ótimo! Também ja li o de ‘No Country…’ qu é maravilhoso. Estou com vontade de le alguma coisa dele ainda mais depois desse texto.

  5. Realmente, dizem que os livros do Cormac McCarthy são MUITO difíceis. Eu ainda não li nenhuma obra dele, mas esse teu texto me deixou intrigada.

Deixe um comentário

