Um Olhar do Paraíso

Título original: The Lovely Bones
Ano: 2009
Diretor: Peter Jackson

Uma garota de 14 anos é brutalmente assassinada por um vizinho e vai parar no paraíso. É de lá que ela nos conta esta triste história e observa sua família e o seu assassino. O filme está sendo malhado pela crítica especializada e também por vários blogueiros cinéfilos. Motivos não faltam.

Há um certo exagero nos efeitos especiais, algo que serve para mascarar o roteiro mal desenvolvido. Claro que existe uma ou outra cena bacana, afinal Peter Jackson sabe trabalhar com computação gráfica, mas no geral elas são irritantes.

Os personagens sofrem por não serem aprofundados, atrapalhando desempenho dos atores. Rachel Weisz desaparece durante filme, Susan Sarandon erra o tom da sua personagem, que parece ter sido criada para uma comédia e não para um filme com um assunto tão triste, Stanley Tucci demonstra muito talento, principalmente quando está cara a cara com a vítima, porém seu personagem não é nada mais do que uma caricatura.

Pelo menos, Mark Wahlberg fez um trabalho competente ao retratar todo o sofrimento de um pai que perde sua filha e Saoirse Ronan está expressiva como sempre.

Peter Jackson erra a mão várias vezes. Caramba, o filme retrata muito sofrimento e tristeza. O ar fantasioso da garota no paraíso já era o suficiente para amezinar um pouco a história. Aquelas cenas supostamente engraçadinhas com a avó são completamente desnecessárias e embaraçosas. E para completar, um desfecho grotesco. Algo extremamente inverossímel e que não deixa de ser uma afronta ao bom senso.

Vocês devem estar pensando que odiei Um Olhar do Paraiso, mas não é verdade. Os poucos pontos positivos me deixaram relativamente satisfeito. A primeira hora do filme, com a apresentação dos personagens e  do assassinato, é muito boa. Me pareceu algo bem orgânico e realmente contagiante. Consegui compartilhar o sofrimento dos pais e da própria garota morta. Quatorze anos. Uma vida inteira pela frente. Não é nada fácil saber que ela não vai terminar a escola, não vai para faculdade, não vai ter filhos… se o filme conseguir te transmitir isso você não vai achá-lo totalmente desprezível.

Pena que Peter Jackson não soube fazer as escolhas certas e nos deu um trabalho cheio de falhas.

Nota: 6

– B.K.

Anúncios

21 comentários sobre “Um Olhar do Paraíso

  1. Um filme que não chega a ser ruim, mas que realmente é um tanto decepcionante – não apenas pelo potencial da história, mas também porque esperava muito mais de uma produção comandada pelo Peter Jackson.

  2. É bruno, além do abuso de CGI, Peter Jackson deveria ter se precavido contra a cobrança da comunidade cinéfila, afinal, ele é o diretor de senhor dos anéis, seria cobrado por isso. Não assisti ainda esse filme e não estou tão empolgada mas prometo emtir minha opinião completa em breve. bjs!

  3. Não é ruim, mas tem falhas. Tive muitos probleminhas com o roteiro, apesar de não ter lido o livro. No elenco, se destaca Saoirse, Tucci (apesar de seu personagem ficar muito caricato mesmo) e Rose, a irmã, gostei dela. rsrs. E também a direção de arte e a fotografia, mas não a do paraíso.

    Beijos! 😉

  4. Eu não gostei nem do Wahlberg. Acho que o roteiro é todo atrapalhado, não se desenvolve bem, e Peter errou completamente. Salvo poucas (pouquissimas!) cenas realmente boas. Uma pena que um material tão bom seja desperdiçado.

  5. Tinha expectativas para este, mas com todo mundo pauzeando ele não to querendo conferir mais. Vou gastar meu dinheiro com outro que valha mais a pena, espero esse chegar em DVD!!! srrsrs

    Abraço

  6. Cara, acho q só eu ultimamente achou este filme FANTASTICO! Imagens PERFEITAS, achei o final ainda mais sensacional com a última frase lá, q não irei dizer qual. O filme é perfeito, o seu desenrolar, a sua forma subjetiva, sublime, inebriante. Cara, eu não sou de chorar por filmes, eu sou como minha namorada diz: muito coração de pedra em relação a eles, mas esse não teve como, chorei muito, inclusive as duas senhoras q estavam do meu lado, não pararam, nunca vi um cinema chorar tanto como neste filme. Homens, mulheres e inclusive alguns adolescentes choraram. Achei o filme espetacular, brilhante, fora dos padrões. Nota: 11 em 10! Mas se não gostaram muito do filme, respeito bastante a opinião de vocês, afinal ele realmente “viaja” muito no fantasioso.

  7. eu amei muito esse filme chorei muito mesmo e depois de 4 dias q assisti o filme ainda continuo chorando pra mim o filme foi otima ele trata de fatos verdadeiro pq isso tbm ocorre na vida real muitas jovens desaparecendo sendo mortas e esse filme nos da um alerta de aproveitar o tempo q temos vivos e refletir…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s