Ilha do Medo

Título original: Shutter Island
Ano: 2010
Diretor: Martin Scorsese

Martin Scorsese é um diretor que não precisa provar mas nada. Mesmo antes de ter recebido o Oscar com Os Infiltrados, ele já fazia parte do alto escalão dos diretores, afinal, é o homem por trás de obras como Os Bons Companheiros, Taxi Driver e Touro Indomável. Em A Ilha do Medo, Scorsese utilizou algumas  influências que recebeu ao longo dos anos para criar um excelente terror psicológico, com bastante suspense e conspiração e um pouco de mistério.

O filme começa com o policial Teddy Daniels (Leonardo Di Caprio) e Chuck (Mark Ruffalo), seu novo parceiro, dentro de um barco indo em direção a uma ilha. Eles estão indo para uma prisão/hospital psiquiátrico para encontrar uma perigosa paciente que fugiu recentemente. Com o desenrolar das investigações, percebemos que neste local nada é o que parece. A trilha sonora, a fotografia e a direção de Scorsese estão numa sintonia perfeita, transformando a ilha e a investigação em coisas realmente assustadoras. O ar de conspiração está por todo o lado e vamos nos sentir tão perdidos como o persoangem do Di Caprio. Aliás, que belo trabalho o dele. Um personagem bastante complexo, com um passado que o assombra a cada minuto. Podemos ver estampado no rosto do ator todo o sofrimento necessário para acreditarmos no personagem.

Assim como em boa parte dos filmes de Hitchcock, a atmosfera e o visual fazem o filme. O roteiro nos dá pistas do desfecho desde o momento em que Teddy pisa na Ilha, mas em boa parte das vezes é algo bem discreto, que vai passar desapercebido pelo público menos atento. Um Scorsese de alto nível e que provavelmente vai constar no top 10 de muita gente no final do ano.

Nota: 8

Anúncios

13 comentários sobre “Ilha do Medo

  1. A atmosfera do filme é muito boa. A técnica, excelente. A atuação do Leonardo di Caprio é maravilhosa. Agora, o roteiro do filme, pelo menos, pra mim, foi totalmente previsível.

    1. não achei tão previsível assim…
      claro, se vc perceber as pistas durante o filme vc tem ideia de como ele vai acabar, mas a decisão dele no fim foi inesperada para mim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s