Star Wars V – O Império Contra-Ataca (1980)


Nota: 9

Apesar do início que desperdiça um tempo razoável com cenas de ação repetitivas e não evolui muito na trama, Império Contra-Ataca tem acontecimentos suficientes para ser considerado o provável melhor filme de toda a saga. São uns 40 minutos de batalhas relativamente empolgantes, mas que acabam enjoando rapidamente. O filme realmente começa quando Luke vai até o planeta Dagoba para ser treinado por Yoda e quando Han Solo, Leia, Chewie e C3P-O buscam refúgio em um planeta comandado por Lando Calrissan, um sujeito imprevisível.

Yoda é um espetáculo à parte. Todas as suas características o ajudam a ganhar o respeito e admiração de todos os fãs de Star Wars. Ele é velhinho, fala de um jeito engraçado, tem voz marcante, sabedoria e carisma. O treinamento de Luke é complicado, já que o aprendiz se mostra extremamente impaciente, mas Yoda aos poucos consegue administrar a situação. O roteiro do filme esconde na sua aparente simplicidade um meio de explicar melhor o que é a Força, o Lado Negro e o passado dos personagens mais importantes.

Tudo converge pra o tão esperado clímax. Han Solo e os outros passam por dificuldades extremas e Luke consegue sentir isso através da Força. Ele quer resgata-los de qualquer maneira, mesmo se tiver que enfrentar o temido Lord Vader. O diretor Irvin Kershner conduz o embate entre Darth Vader e Luke de maneira espetacular. É uma das sequências mais emblemáticas de Star Wars. A descarga de adrenalina é imensa e culmina com uma das maiores revelações do cinema. A frase: “Não. Eu sou o seu pai” causou grande comoção nas sessões de cinema dos anos 80 e continua extremamente significativa. O público teve que aguardar 3 anos para a continuação da história, o que deve ter sido difícil. Ainda bem que tenho o DVD de O Retorno de Jedi a poucos centímetros de minhas mãos.


Título original: Star Wars: Episode V – The Empire Strikes Back
Ano: 1980
País: EUA
Direção: Irvin Kershner
Roteiro: Leigh Brackett, Lawrence Kasdan
Duração: 124 minutos
Elenco: Mark Hamill, Harrison Ford, Carrie Fisher, Frank Oz, Billy Dee Williams, Alec Guinness, Anthony Daniels, Peter Mayhew, David Prowse, James Earl Jones

/bruno knott

Anúncios

8 comentários sobre “Star Wars V – O Império Contra-Ataca (1980)

  1. Bruno, você destacou as duas cenas de que me lembro no filme: o treinamento com Yoda e a luta de Luke com Darth Vader. Tinha até esquecido dos gigantescos robôs da batalha na neve…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s