O Escritor Fantasma (2010)


Nota: 7

Um escritor fantasma é contratado por um ex-primeiro ministro britânico para escrever a sua biografia. Ele esta nessa situação, pois o escritor que estava fazendo esse trabalho anteriormente foi encontrado morto nas areias de uma ilha. Como existe muito interesse político por trás das memórias de um comandante nacional importante, o escritor entra em um universo perigosamente claustrofóbico.

O filme tem um início extremamente tenso e que dá indícios de que um grande thriller psicológico nos aguarda, mas não é bem assim. São poucos os momentos em que Polanski consegue de fato criar algum tipo de suspense. Não senti que o personagem principal estava realmente ameaçado, a não ser quando nos aproximamos do final, que sem dúvida é muito bem executado, evidenciando toda a competência do diretor.

Pierce Brosnan oferece uma grande interpretação e é justamente o seu personagem que nos desperta mais interesse. Ele é praticamente uma incógnita e, assim como o escritor, queremos saber mais sobre ele. A teoria da conspiração em que ele parece estar inserido é intrigante. Quando o filme ganha contornos de crítica aos Estados Unidos e Inglaterra e a “guerra contra o terror” ele atinge o ápice, mas devo dizer que esperava mais do diretor.

Título original: The Ghost Writer
Ano: 2010
País: França, Alemanha, UK
Direção: Roman Polanski
Roteiro: Robert Harris, Roman Polanski
Duração: 128 minutos
Elenco: Ewan McGregor, Jon Bernthal, James Belushi, Kim Cattrall, Olivia Williams, Pierce Brosnan,

/o escritor fantasma (2010) –
bruno knott,
sempre

14 comentários sobre “O Escritor Fantasma (2010)

  1. Eu achei ótimo o filme, e essa nota que você deu, na minha classificação, não se enquadra como “meia boca”, como você disse no Twitter. Mas, enfim, acho toda a narrativa muito bem amarrada e conduzida, seguindo um nível crescente de tensão até os magníficos minutos finais, os quais você ressaltou em seu texto. Direção de arte, música, roteiro, atuações (e as aparições especiais de Timothy Hutton e Eli Wallach), tudo impecável. Um dos melhores do ano. 8/10

  2. O filme apenas me interessa por ser de Polanski e ter McGregor no elenco, já o roteiro até agora me pareceu ser ‘nada de demais’, enfim, está em minha pendências!

    abs,
    sebosaukerl.blogspot.com

  3. Oi Bruno
    Eu achei o filme simplesmente impecável,a tensão que voce sentiu somente ao final eu senti durante todo o filme.Gosto da atuação de Pierce Brosnan,mas pra mim Olivia Williams tem a melhor performance disparado e aquela cena do bilhete onde seu rosto se vê desfigurado acho aquilo IMPRESSIONANTE e pra poucos.
    Abraços

  4. Já eu fiquei tenso quase de início ao fim. Méritos da direção, da ambientação e da trilha sonora. Gostei muito do filme. Daria 8,5.

    1. Ela é excelente e aqui não foi diferente. Tb não compactuo com a opinião de que trata-se de obra-prima! Mas ele tem qualidades inegáveis… abraços.

  5. Já fui decepcionado algumas vezes por Polanski (O ÚLTIMO PORTAL, TESS, etc.), mas a bem da verdade, acho que sua opinião é das menos entusiásticas sobre esse filme, ainda que positiva no geral. Ainda assim, espero poder vê-lo em casa logo mais.

Deixe um comentário

