Review: Tempos Modernos (1936)


Nota: 10

Em Tempos Modernos, Charlie Chaplin nos oferece seu último filme mudo. Ele não é totalmente sem falas, mas só podemos escutar vozes advindas de algum tipo de máquina, como um computador de uma fábrica ou um rádio, algo que já faz parte dos temas que ele quis debater com este filme.

Por mais que Chaplin fizesse questão de esclarecer que seus filmes eram puro entretenimento, não dá para negar que Tempos Modernos serve como um retrato de uma sociedade que procurava o lucro a todo custo e que enfrentava problemas que continuam atuais, como o desemprego e a fome.

Após alguns anos de hiato, Chaplin volta com tudo e logo na primeira sequência de Tempos Modernos ele demonstra que não é considerado o mestre da pantomima por acaso. A capacidade que ele tinha de se expressar com o corpo e nos fazer rir de suas peculiaridades é coisa para poucos.

Ver Chaplin se debatendo para conseguir manter o ritmo na linha de produção, além de garantir risadas, é uma sátira social que atravessa o tempo. É uma cena tão marcante, que é praticamente impossível gostar de cinema e não conhece-la.

Após o Vagabundo ir para cadeia e ser libertado, ele se junta com uma garota de rua e os dois tentam sobreviver em um mundo cada vez mais complicado.

Chaplin teve aqui uma capacidade incrível de pegar assuntos sérios e tristes e apresenta-los com uma atmosfera leve, engraçada e claro, sentimental.

A cena final é uma das melhores e mais marcantes do cinema. Quando o Vagabundo olha para a moça e podemos, através da leitura labial, perceber que ele diz: “Smile! C’mon” somos atingidos por uma mensagem extremamente tocante e positiva.

Impossível não se emocionar e não querer assistir mais e mais vezes.

Título original: Modern Times
Ano: 1936
País: USA
Direção: Charles Chaplin
Roteiro: Charles Chaplin
Duração: 87 minutos
Elenco: Charles Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman

/tempos modernos (1936) –
bruno knott,
sempre

Anúncios

9 comentários sobre “Review: Tempos Modernos (1936)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s