Review: Um Lugar Qualquer (2010)



Ao empregar uma narrativa nada convencional, este novo trabalho de Sofia Coppola afasta o público mais apressado e desejoso de ver tudo mastigado. As longas cenas que se desenrolam sem cortes e, aparentemente, sem muita coisa acontecendo, são essenciais para o propósito da diretora de desglamourizar a vida de uma estrela de cinema, focando em seu isolamento físico e emocional.

Johnny Marco é um famoso ator de Hollywood que tem tudo o que o dinheiro pode comprar, começando por uma Ferrari. Álcool, cigarros e mulheres são presenças constantes na vida de Johnny, interpretado de maneira precisa por Stephen Dorff. É difícil ter simpatia pelo personagem, pois o distanciamento criado por Coppola é grande, mas logo percebemos que ele não é uma pessoa ruim, já que trata bem os funcionários dos estabelecimentos que frequenta e tem uma boa relação de amizade com a filha, apesar de não ser um pai presente devido ao trabalho.

Um Lugar Qualquer não apresenta um começo, meio e fim bem definidos, mais parece que Coppola coloca uma câmera perseguindo Johhny e deixa as coisas acontecerem. Apesar disso, há um momento de percepção própria de Johnny que pode ser chamado de clímax. Se você não se importar nada com a cena, o filme não te convenceu, mas se você sentir um pouco de pena, vai perceber que pelo menos uma empatia foi criada e aí você compreende e aceita os meios que a diretora usou para demonstrar suas intenções.

Título original: Somewhere
Ano: 2010
País: USA
Direção: Sofia Coppola
Roteiro: Sofia Coppola
Duração: 97 minutos
Elenco: Stephen Dorff, Elle Fanning, Chris Pontius

/ um lugar qualquer (2010) –
bruno knott,
sempre.


Anúncios

4 comentários em “Review: Um Lugar Qualquer (2010)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s