Quando você for assistir a Cisne Negro prepare-se! Não é um filme comum. É uma viagem perigosa e eletrizante. É daquele tipo de filme que te hipnotiza, que faz o teu coração palpitar, que te assusta, que te enche de adrenalina e te comove até o instante final. O tempo voa, mas você quer permanecer o máximo de tempo possível na frente da tela, mesmo com a aflição que a história causa. O mais incrível é que o diretor Darren Aronofsky transmite essas sensações a partir de um roteiro cujo assunto principal é o ballet.
Para interpretar os papéis principais de Swan Lake é necessário uma atriz que transmita pureza quando está em cena o cisne branco e ousadia, quando é o cisne negro que toma conta do palco. Nina (Portman) é perfeita quando personifica o cisne branco, mas tem dificuldades quando chega o momento do cisne negro. Todo o sacrifício que uma bailarina enfrenta para tentar alcançar a perfeição é mostrado. Nina é consumida pela ideia de ser a atriz principal do ballet e sua transformação é conduzida sem censuras por Darren Aronofsky. Ela não come direito, treina incessantemente e segue alguns conselhos não muito ortodóxos do diretor da peça, Thomas.
Nina não enfrenta apenas mudanças físicas. A peça vira uma obsessão para ela, que ainda tem que enfrentar ciúmes das outras bailarinas e também o controle que a mãe ainda exerce sobre ela. Nina é uma mulher de 28 anos, mas praticamente não tem liberdade. A mãe não permite que ela se tranque no quarto, quarto esse que é bem infantil, cheio de bichos de pelúcia e que abusa da cor rosa. Para interpretar o cisne negro ela deve mudar muitos aspectos. Natalie Portman se entrega ao papel como poucas atrizes conseguiriam. É uma atuação para ser lembrada por muito tempo. Não bastasse a exemplar direção de Aronofsky, a música clássica tocada com mais vigor em momentos importantes deixa tudo mais vibrande e pulsante. Há quem reclame de alguns excessos do diretor e de uma certa visceralidade, mas são fatores essenciais para representar tudo o que se passa com Nina. Perfeição é utopia? Talvez não para Aronofsky e para Natalie Portman.
Título original: Black Swan
Ano: 2010
País: USA
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Mark Heyman, Andres Heinz
Duração: 108 minutos
Elenco: Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Winona Ryder
/ cisne negro (2010) –
bruno knott,
sempre.
Para mim, o ballet é mero coadjuvante. A obsessão é que é o grande mote do filme. Mas concordo com a crítica. Black Swan é maravilhoso e beira a perfeição.
Abraço!
Eu não entendo NADA de Ballet, mas devo dizer que fiquei fascinado com o que vi aqui.
Abraços.
Se eu já estava curioso pra ver, agora então depois da sua crítica… Aronofsky é foda!
O cara é muito bom mesmo. Sou fã.
Como ainda não assisti ao filme, estou evitando ler as críticas sobre ele. Mas, tenho boas expectativas em relação à obra. Me parece ter sido bem recebida por todos os cinéfilos.
Verdade, ainda não vi blogueiros falando mal.
Ah cara, vi o filme hoje e assim como você fiquei hipnotizado a todo momento! Pra mim, o filme não beira, consegue chegar a perfeição mesmo! Natalie Portman merece ganhar o Oscar de melhor atriz e espero que aconteça. Agora, o que seria realmente bom é ver o filme ganhar de Melhor Filme e Direção,algo que até agora “A Rede social” parece ser a favorita. Uma pena, já que acho “Cisne negro” infinitamente melhor!
[]s
Alan, tb achei Cisne Negro melhor que A Rede Social. Seria muito bom ve-lo levar o prêmio.
Agora, não tem como tirarem o Oscar da Natalie Portman, apesar de outras boas atuações por aí.
Concordo com vocês, Cisne Negro é melhor que A rede social..Bem que o Oscar poderia surpreender e dar os principais prêmios para Cisne.
Espero ansiosamente pela estreia deste filme. Cotadíssimo para o Oscar e listas de fim de ano.
Com certeza. Na minha tá no topo.
Meu queixo está no chão até hoje. Que obra mais bem acabada, não há espaços sem preencher, a atuação de Portman é um LUXO (achei mais que merecido compara-la a Bette Davis, como andaram fazendo). Campanha UM OSCAR PARA ARONOFSKI e pelo menos 3 sequências ABSOLUTAMENTE PERFEITAS ( abertura, cena de Portman e Kunis no quarto, e claro, o desfecho, o que foi aquilo, Meu Deus?????).
Adorei. Mesmo.
Eu tb cara… senti o mesmo que você.
Curiosa ao extremo com esse filme… Quero muito conferir.
Bruno, tem um selo pra vc lá no CinePipocaCul.
bjs
Opa Amanda!! Obrigado mesmo!!
😉
Aronofsky acerta mais uma vez, só que dessa vez ele alcança a perfeição, o filme é uma obra-prima pura, cada cena, cada dança, cada dialogo tudo perfeito. Meu mais novo delírio é ver Cisne Negro ganhar merecidamente o Oscar de Melhor Filme no lugar de A Rede Social.
É cara, concordo contigo. Tudo está no lugar certo em todos os momentos, isso é pra poucos.
Preferir não ler sua crítica para não estragar a surpresa. Não aguento mais esperar por esse filme!! rsrsrsrs.
Beijos! 😉
Depois volte aqui e comente!
Bjos.
Estudei ballet durante mais de 10 anos, e posso afirmar que o filme mostrou-se fiel a realidade de bailarinos, tanto pela cobrança extrema de ensaios, técnica e perfeição quando a própria aflição de bailarinas pelos papéis. Entretanto mais do que o ballet, o filme apresentou uma narrativa surpreendente as ”transformações” vividas por Nina estimulam quem estar assistindo a sentir o que a personagem estava vivendo. Posso afirmar com convicção que esse é um filme perfeito.
Bacana ler o relato de um argumento de autoridade como vc, afinal 10 anos de ballet é coisa, hein?! hehe
Obrigado pela visita!
Certamente este filme fez Freud revirar no túmulo.
Um delirante e assustador drama psicológico.
Atuação magistral da Natalie Portman.
Natalie portman está incrível… Ela convence como bailarina doce e virgem e também como a psicótica. O filme pra mim merece o oscar…
“O tempo voa, mas você quer permanecer o máximo de tempo possível na frente da tela”. Realmente foi assim que me senti durante o filme!
Pois é,
Graças a atuação sem precedentes da Portman e da direção fantástica do Aronofsky!
Que filme…!!!