Crítica: Os 39 Degraus (1935)

Em Os 39 Degraus notamos um Hitchcock um tanto diferente do que estamos acostumados a ver, principalmente pela ausência daquele suspense sufocante de filmes como Psicose e Janela Indiscreta. Diferente, mas não menos interessante. É um thriller de perseguição em que a comédia e o absurdo tem papéis importantes. O tema do homem errado perseguido, algo muito explorado na filmografia do diretor, é a essência de Os 39 Degraus. O ator Robert Donat entrega uma atuação marcante e atemporal, sendo um dos grandes trunfos do trabalho. Não é exagero dizer que Hitchcock passou a ter mais moral por causa deste filme. O requite técnico está em cada em cena. O potencial do jovem Hitchcock fica claro. É um filme que investe em mistério, teoria da conspiração e em um jogo de gato e rato prazeroso de se assistir. Pode não figurar entre os melhores do diretor, mas merece uma atenção especial.
IMDb

Alfred Hitchcock

Anúncios

7 comentários sobre “Crítica: Os 39 Degraus (1935)

  1. Sei que gostei do filme quando o vi, mas dele pouco lembro, o que também não me faz colocá-lo entre os melhores do diretor. Sei que esse foi o primeiro em que ele usou o conceito de ‘MacGuffin’, e isso já é um marco. Pelo IMDb, minha nota é 7/10.

  2. Depois de ler “Truffaut entrevista Hitchcock”, vários filmes ficaram na minha lista a ser visto, esse foi um deles, que infelizmente ainda não consegui.

    bjs

  3. Às vezes é difícil encontrar informações em português sobre alguns filmes aqui abordados. Gostei da escolha dos fotogramas na lateral direita, bastante representativos do cinema clássico mundial. Meus parabéns pelo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s