Crítica: Contra o Tempo (2011)

O diretor Duncan Jones chamou a atenção dos cinéfilos em seu filme anterior, o ousado Lunar de 2009. Com este novo trabalho podemos afirmar que ele é um diretor que veio pra ficar. Contra o Tempo é uma ficção científica que exige do público mais atenção do que o normal, mas não é nada tão complicado assim. Basicamente, o personagem de Jake Gyllenhaal tem 8 minutos para descobrir quem está por trás de um atentado terrorista em um trem. A bomba explode e todos morrem? Ok, ele tem quantas chances forem necessárias para mudar essa história, mas o tempo de 8 minutos não pode ser ultrapassado.
Não há como explicar algo assim de maneira lógica, mas o roteiro faz questão de não nos deixar muito perdidos e nos dá algumas informações sobre como isso tudo é possível. Basta acreditar.
O que poderia ser tornar uma experiência repetitiva como acontece em Ponto de Vista , é na verdade intrigante do início ao fim. A direção cheia de energia e o roteiro inteligente nos embalam em uma montanha russa de tensão, surpresas e ação na medida certa.
Como ocorre no divertidíssimo Feitiço do Tempo , o fato do personagem principal poder reviver a mesma situação abre diversas possibilidades interessantes. A diferença é que em Contra o Tempo o buraco é mais embaixo, afinal muitas vidas estão em jogo.
Se o filme terminasse uns 5 minutos antes eu ficaria mais satisfeito. Não que o desfecho seja ruim, mas não posso negar que acabou ficando fantasioso demais, mesmo dentro desse mundo absurdo (e fantástico) que Duncan Jones nos apresentou.
8/10
IMDb

Anúncios

10 comentários em “Crítica: Contra o Tempo (2011)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s