Crítica: O Enigma de Outro Mundo (1982)

Pelo seu isolamento e suas condições climáticas, a Antártida é naturalmente um local capaz de causar certa aflição em quem por lá precisa passar semanas ou meses. Para piorar a situação dos cientistas retratados pelo filme, eles recebem a visita de uma ameaça extraterrestre disfarçada de um simpático canino. Este ser, chamado de “a coisa”, tem o poder de tomar a forma do ser humano que ele entra em contato, tirando sua vida no processo. Tudo vai ficando cada vez mais assustador quando a índole sanguinária do ser é revelada e aí o diretor John Carpenter não economiza nos efeitos especias e na criatividade ao criar cenas do mais puro gore, com bastante sangue e violência. Aliás, o contraste provocado pela brancura da neve e vermelho vivo do sangue é algo muito marcante aqui. Mesmo que o filme falhe em desenvolver seus personagens, John Carpenter nos coloca na pele deles e passamos a compreender o medo que eles sentem, além da insanidade que vai tomando conta de muitos. A trilha sonora, sempre precisa, também ajuda nessa ambientação. Apesar de não ser um material original, O Enigma de Outro Mundo se revela superior ao seu precursor O Monstro do Ártico, filme de 1951.
8/10
info

Anúncios

5 comentários em “Crítica: O Enigma de Outro Mundo (1982)

  1. Grande filme de Carpenter, feito em sua melhor fase. Junto com “Halloween’, “Fuga de Nova York” e “Eles Vivem” são os meus favoritos do diretor.

    O original é um bom filme, porém o suspense é apenas sugestão, longe do terror explícito de Carpenter. A direção do original foi assinada por Christian Nyby, mas consta que o grande Howard Hawks que foi o produtor, tenha dirigido grande parte do filme.

    A versão recente, que como você citou é um prequel, é um filme razoável, mas tem um elenco muito fraco.

    Abraaço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s