Crítica: O Nascimento de uma Nação (1915)

O Nascimento de uma Nação é de extrema importância para o cinema. Ele contém várias inovações técnicas e ainda definiu um padrão de como se contar uma história. Tecnicamente é digno de aplausos, mas moralmente é digno de repulsa. A ideia é fazer um resumo da História dos Estados Unidos, passando por momentos relevantes como a abolição da escravatura, a Guerra Civil, o assassinato de Abraham Lincoln e a criação da odiada Ku Klux Klan. Mesmo com mais de três horas e com atuações obviamente datadas, o filme flui em um ritmo bem acessível e não há como não se impressionar com a criatividade do diretor D.W. Griffith para alcançar um bom resultado estético, inclusive com cenas de ação que ainda hoje podem ser consideradas dinâmicas. O problema reside na visão deturpada que Griffith tem em relação aos fatos históricos. Basicamente, o filme considera os ex-escravos como uma grande ameaça e faz dos membros da Ku Klux Klan verdadeiros heróis, algo que fica ainda mais evidenciado quando vemos uma legião desses seres bizarros de branco salvando o dia de maneira triunfal, ao som de Cavalgada das Valquírias de Wagner. Apesar de moralmente constrangedor, O Nascimento de uma Nação sem dúvida merece o reconhecimento que tem. É até difícil de acreditar que em 1915 alguém conseguiu criar um épico de tamanha proporção.
7/10
 

Anúncios

2 comentários sobre “Crítica: O Nascimento de uma Nação (1915)

  1. Realmente, trata-se de um filme fundamental para a consolidação da linguagem cinematográfica. Um marco do cinema, dirigido por um verdadeiro mestre. Uma obra obrigatória para todos os cinéfilos.

  2. Nunca assisti, mas já tive umas aulas na faculdade em que este filme foi citado. De fato, ele marcou e mto a história do cinema. Como sempre relacionam ele como um filme moralmente constrangedor (como vc mesmo se referiu) eu nunca parei para assistir e ver seu lado mais cinematográfico, e conferir de fato o trabalho do diretor. Bom, nunca é tarde né?

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s