Crítica: Fuga de Nova York (1981)

O que primeiro chama a atenção neste clássico-cult é a absurda e fascinante premissa. Como não se empolgar em assistir a cidade de Nova York transformada em uma prisão? Pois é, devido a criminalidade sem precedentes o governo decidiu cercar a ilha de Manhattan com um gigantesco muro e jogar todo o tipo de bandido lá dentro, sem polícia, sem nada. Uma vez dentro dela, não existe mais como sair.
Um ataque terrorista ao Força Área Um faz com que o presidente dos Estados Unidos caia nesta gigantesca prisão. Snake Plissken (Kurt Russell) recebe uma proposta do comissário da polícia (Lee Van Cleef): entrar em Nova York, resgatar o presidente e ter a sua liberdade. O que já parece difícil fica pior, pois Snake tem menos de 24 horas para completar a missão e ainda tem uma substância injetada em suas carótidas que em 24 horas o fará morrer, a não ser que ele volte com o presidente.
A ambientação é muito bem criada pelo diretor John Carpenter e sua equipe. Nova York está em um verdadeiro estado de calamidade, tudo destruído, sujo, os prédios sem luz e os bandidos com a sua própria sociedade, inclusive permitindo que um deles se autoproclame o Duque de Nova York. Outro detalhe que ajudou o filme a se tornar adorado por muitos é o personagem de Kurt Russell, o famoso Snake. O cara é um badass total, com aquele ar cool, com poucas palavras e muita atitude, o típico herói de ação. No fundo o filme é mais ação do que ficção científica, o que fica claro no ato final.
As sequências que mais me marcaram foram o pouso em cima do World Trade Center e aquele final extremamente cômico. Não é para ser levado muito a sério, evidentemente. O fato é que o filme agrada bastante os que buscam ação com um contexto sombrio e apocalíptico, ainda que exageradamente absurdo.
8/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s