Crítica: Save the Green Planet (2003)


Não é segredo que o cinema coreano é um dos mais interessantes de hoje em dia. 
Save the Green Planet é de 2003, mas ele vem ganhando força ultimamente graças a internet. Se você busca algo original e ousado, eis uma ótima opção, mas fica um conselho: é necessário um estômago forte para aguentar certas cenas.
Lee Byeong-gu acredita inabalavelmente que Kang Man-shik, diretor de uma importante empresa, é na verdade um alien vindo da galáxia de Andrômeda para espionar a Terra e passar informações aos seus superiores que planejam uma invasão. Lee Byeong-gu sequestra Kang e usa o porão de sua casa como cativeiro. É um cenário dos mais sinistros, que mostra que Lee Byeong-gu não é uma pessoa normal. Ele tenta arrancar a confissão de Kang através de vários tipos de torturas extremamente dolorosas. Será que Kang é realmente um alien ou será que Byeong não passa de um louco tendo delírios dos mais intensos? Essa dúvida nos deixa intrigados durante todo o filme, mas Save the Green Planet é mais do que isso. Trata-se de uma mistura de gêneros muito eficaz. Podemos encontrar aqui comédia, suspense, crítica social, ação, romance, terror e ficção. Às vezes a mudança de gênero acontece em questão de segundos. É possível sentir agonia pelas cenas de tortura e logo na sequência dar risadas das reações de alguns personagens. Também impressiona o fato de sobrar tempo para desenvolver razoavelmente bem o personagem Byeong, assim conseguimos entender um pouco melhor suas motivações. Para completar, o filme tem uma trilha sonora das mais inspiradas, que vai desde uma versão punk-rock de Over the Rainbow até um belo instrumental com violinos que adiciona ares épicos para algumas sequências.
O diretor Joon-Hwan Jang correu muitos riscos com esse projeto, mas ele acertou em cheio. Pena que não fez mais nada desde então.
9/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s