Crítica: Serenity (2005)

Joss Whedon, criador de Buffy A Caça-Vampiros, tentou com Serenity dar um desfecho para o seriado Firefly, uma ficção científica que conquistou uma boa legião de fãs, mas não o suficiente para ter mais do que uma temporada. Falando como alguém que jamais viu o seriado, mas é fã do gênero, posso dizer que o filme não funciona tão bem assim. Apesar de apresentar alguns personagens interessantes, nunca é investido tempo suficiente para desenvolvê-los adequadamente, o que tira qualquer impacto das mortes que acontecem ao longo da história. Além disso, é inevitável não se sentir perdido em meio a vários personagens, lugares e raças.
Emprestando alguns elementos de Star Wars, Star Trek e até de Westerns, Serenity até consegue contar sua história com alguma competência, mas ela é recebida de maneira muito diferente por quem conhece o seriado Firefly e por quem nunca viu.
River é uma garota que fugiu de um experimento conduzido pela Aliança Interplanetária, buscando refúgio na nave comandada pelo capitão Mal. Aparentemente, ela possui um segredo que a  aliança não quer ver revelado. Um personagem chamado O Operador recebe a missão de ir atrás dela. Ver o Operador em ação é uma das melhores coisas do filme. Com pouco tempo de tela, já conseguimos aceitar que trata-se de uma verdadeira ameaça para qualquer um que esteja no seu caminho.
As coisas vão acontecendo de maneira ágil, mas sem que algo realmente empolgante aconteça, com exceção da grandiosa batalha espacial do terceiro ato. A verdade é que Serenity serviu como um ótimo agrado para os fãs de Firefly e não mais do que isso.
6/10

Anúncios

5 comentários sobre “Crítica: Serenity (2005)

  1. Também não assisti a este filme. De toda forma, nem acompanhava a série que o originou (“Firefly”). Pra falar a verdade, nem assisti às criações televisivas mais famosas de Joss Whedon.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s