Crítica: Star Trek II – A Ira de Khan (1982)


Considerado por muitos como o melhor filme de Jornada nas Estrelas, este A Ira de Khan é um belo exemplo de como se fazer uma ficção-científica de qualidade: efeitos especiais empolgantes, humor, personagens que permitem rápida conexão com o público e um roteiro que não é mera desculpa para que a ação se sobressaia.
O Khan do título é o vilão da história, interpretado com eloquência e um certo exagero por Ricardo Montalban. Ele culpa o capitão Kirk pela morte da esposa e pelo fato de ter ficado anos preso em um planeta sem vida. Com uma enorme sede de vingança, ele quer acabar com a raça de Kirk e os demais tripulantes da enterprise.
O filme possui um ritmo bem equilibrado, em alguns momentos investindo em um lado mais intimista e em outros nos oferecendo boas doses de ação. Aqui descobrimos um pouco mais sobre o passado de Kirk. Ficamos sabendo que ele tem um filho e que usou da malandragem para passar em uma simulação de combate quando era um cadete.
Outro elemento importante de A Ira de Khan é o projeto Gênesis, cujo ambicioso objetivo é criar vida a partir do nada. Isso impulsiona algumas discussões com pitadas de filosofia entre o Dr. McCoy e Spock. Aliás, nosso grande amigo do planeta Vulcan e sua peculiar visão sobre os humanos divertem bastante.
No geral, é diversão extremamente garantida e talvez seja mesmo o melhor filme da franquia. Quando assisti pela primeira vez não achei grande coisa, mas agora isso mudou bastante.
8/10

Anúncios

10 comentários em “Crítica: Star Trek II – A Ira de Khan (1982)

  1. É interessante assistir o terceiro, já que esta com a memoria fresca desse, pois se interligam de uma maneira bem legal. Gosto muito desse filme também. Abraço.

  2. Já ouvi falar muito nesse filme, mas sou um zero à esquerda no que diz respeito à “Star Trek”. Só assisti mesmo ao filme do JJ Abrams.

  3. Infelizmente, estou na minoria. Já li vários elogios, críticas positivas como a sua, mas francamente, achei tosco e sonolento. Prefiro o 1 e o 3.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s