Crítica: Patton (1970)

Vencedor de vários prêmios no Oscar de 1972, inclusive melhor filme, melhor diretor (Franklin J. Schaffner), melhor ator (George C. Scott) e melhor roteiro (Francis Ford Coppola), Patton é, sem exageros, uma das melhores cinebiografias já feitas. Tudo funciona espetacularmente bem nessa imersão de 171 minutos na vida de George Patton. Desde o monólogo que abre o filme, somos capturados pela presença magnética de George C. Scott e simplesmente não percebemos o tempo passar.

Mas e quem foi este grande líder do exército americano na Segunda Guerra Mundial? Com um grau apropriado de imparcialidade, o filme nos mostra as virtudes e os defeitos de Patton quase que na mesma medida. Ele era capaz de demonstrar profundo carinho por um soldado ferido e de esbofetear quem ele considerasse covarde. Homem extremamente culto e apaixonado por História, nutria uma verdadeira paixão pela “arte da guerra”. Sua língua ferina costumava deixá-lo mal visto por alguns, mas seus feitos e sua reputação eram suficientes para que fosse admirado por muitos.

Como se fosse pouco apresentar um personagem complexo desses de uma maneira tão interessante, o filme merece elogios também pelas cenas de batalha muito bem construídas. O diretor Franlkin J. Schaffner (Planeta dos Macacos, 1968) emprega um estilo sóbrio nas cenas de ação, explorando de maneira inteligente os efeitos especiais, jamais deixando a experiência confusa.

Patton é um desses raros casos de uma cinebiografia que mantém o alto nível do começo ao fim.


9/10

Anúncios

2 comentários sobre “Crítica: Patton (1970)

  1. Sua postagem veio em boa hora. Patton é um filme que vi há anos e não me deixou boquiaberto, não achei espetacular. Acho que as expectativas eram equivocadas. Mas estou de acordo quanto à presença magnética de Scott – e aquela abertura é inesquecível. Trata-se de uma biografia 120% focada em caráter e personalidade, mais do que em ações ou episódios. Hora de rever.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s