Crítica: A Noiva de Frankenstein (1935)

A Noiva de Frankenstein é a continuação de Frankenstein de 1931, ambos dirigidos por James Whale (que também tem no currículo o ótimo O Homem Invísivel). É extremamente justo afirmar que este é um daqueles casos em que a continuação supera o original. Um dos pontos fortes de A Noiva de Frankenstein é a humanização do monstro, algo que foi bem feito no primeiro filme, mas que dessa vez fica ainda melhor e isso graças a alguns detalhes como os inesperados diálogos proferidos pelo monstro e aquela sequência em que ele visita um cego. Boris Karloff entrega uma atuação comovente mesmo atrás daquele famoso e assustador rosto maquiado.

É inegável que o filme é uma grande obra de terror, mas o lado dramático é bem forte, nos proporcionando momentos genuinamente sentimentais. É quase impossível não se compadecer com as frustradas tentativas do monstro de interagir com a sociedade cruel.

Como ponto negativo não posso deixar de mencionar a irritante e escandalosa personagem de Una O’Connor. O que alguns consideram como um alívio cômico na atmosfera tensa que é criada, para mim essa senhora gerou uma dor de cabeça instantânea e nenhuma risada. Mas seria injusto dizer que isso atrapalha a experiência como um todo. A Noiva de Frankenstein é uma excelente combinação de um roteiro de qualidade, de efeitos especiais avançados para época e de uma fotografia que deixa tudo ainda mais agradável de se assistir.
8/10

Anúncios

5 comentários sobre “Crítica: A Noiva de Frankenstein (1935)

  1. Como disse em outro post seu sobre um filme de James Whale, dele só conheço mesmo aquilo que foi retratado em “Deuses e Monstros”. Esse “A Noiva de Frankenstein” parece ser um filme bem interessante. Pena que obras como essa sejam bem difíceis de serem encontradas.

  2. Sim. É um ótimo filme, da época em que Whale estava no seu auge. Ainda que seja uma obra vista como de horror, é cheia de analogias com a vida. Abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s