Os Melhores Filmes de 2012

O critério para a elaboração desta lista é o mesmo dos anos anteriores: filmes lançados no Brasil em 2012 no cinema ou direto em DVD.

1  Drive 

drive-cartaz

Drive esbanja estilo. Com recursos artísticos invejáveis, o diretor Nicolas Winding Refn cria um filme extremamente bonito estaticamente, ainda que bem violento em alguns momentos.

2 Marcados para Morrer (End of Watch)

marcados-para-morrer-cartaz

Sangue novo para o já muito explorado gênero policial. Gyllenhaal e Peña demonstram uma química impressionante. Os diálogos fluem naturalmente, tanto quando eles se divertem ou quando tocam em assuntos mais sérios. Passamos a nos importar com a dupla, o que eleva bastante a tensão do ato final.

3 Guerreiro (Warrior)

guerreiro-cartaz

Lutas muito bem coreografadas, uma historia envolvente sobre uma família com dificuldades de relacionamento, referências ao clássico Moby Dick e um final épico, com direito a uma bela canção do The National para acompanhar.

4 Argo 

argo-cartaz

Enquanto as cenas que se passam no Irã são dignas dos melhores thrillers, as cenas em Hollywood oferecem um alívio cômico de primeira. Argo é o terceiro acerto seguido de Ben Affleck.

5 O Artista (The Artist)

cartaz-o-artista

Uma experiência nostálgica e tocante. O Artista é prova de que o cinema ainda tem muito a nos oferecer. Quem diria que em pleno século 21 presenciaríamos a estreia de um filme mudo e em preto e branco de tanta qualidade? Nasceu clássico.

6 As Aventuras de Pi (Life of Pi)

as-aventuras-de-pi-cartaz

O embate físico e psicológico entre Pi e o tigre de bengala Richard Park em meio ao vasto oceano encanta, assim como a reflexão sobre a fé que o filme nos motiva a fazer.

7 As Vantagens de ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower)

as-vantagens-de-ser-invisivel-cartaz

Um relato sincero de um garoto com certas dificuldades de se enturmar, até conhecer os amigos certos. O final no túnel é daquelas cenas inesquecíveis, que engradece ainda mais o que vimos antes.

8 A Invenção de Hugo Cabret (Hugo)

a-invenção-de-hugo-cabret-poster

Scorsese faz uma homenagem à história do cinema com muita sensibilidade, além de provar que também sabe usar o 3D.

9 Heleno

heleno-cartaz

Uma abordagem artística sobre a vida do primeiro craque-problema do nosso futebol: Heleno de Freitas.

10 As Neves do Kilimandjaro (Les neiges du Kilimandjaro)

as-neves-do-kilimandjaro-cartaz

Utilizando como contexto a crise econômica francesa, o filme transmite de maneira honesta uma mensagem de que ainda existe espaço para boas ações no mundo complicado em que vivemos.

9 comentários sobre “Os Melhores Filmes de 2012

  1. Preciso assistir “Pi” pra fechar a minha lista de melhoras, espero conseguir ver essa semana,

    Gostei de ver “Warrior” na listagem ,pouca gente o conhece e até hoje me admira ele não ter sido exibido nos cinemas.

    Para mim, o melhor do ano é “As Vantagens de Ser Invisível”

  2. AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL ❤ Este é meu preferido dos selecionados!
    No mais, gostei bastante dos outros – parabéns por incluir ARGO, LIFE OF PI, HUGO e THE ARTIST, todos entrarão na minha lista também. Preciso ver o filme de Gylenhaal e Peña (você me deixou muito curioso a respeito) e também AS NEVES DO KILIMANJARO.
    HELENO é um bom filme, assim como GUERREIRO, este vá lá saber porque não lançaram no cinema (a Imagem Filmes fez outra besteira parecida em 2010, quando lançou GUERRA AO TERROR direto em DVD e o Oscar resolveu fazer aquele alarde todo; só assim pros infelizes voltarem atrás e lançar nos cinemas).
    DRIVE é minha única discordância, porque pra mim esse filme é muito estiloso, mas quase não tem conteúdo.
    Abraço!

  3. Gostei da sua lista, só implico com O Artista, que acho um filme sequer ótimo, mas acho q o problema é comigo mesmo. No mais, acho que ficou bastante justa. Abração!

  4. Acho que das listas que estou acompanhando na blogosfera cinéfila, a sua é a única que não constou A Separação… curioso, muito curioso. Ainda assim, fico feliz por ter lembrado de As Vantagens de Ser Invisível e As Neves de Kilimanjaro.

    Abraço!

  5. Poxa, temos gostos bastante divergentes. Drive é estiloso, Marcados para Morrer é nervoso, Hugo é bonito, Warrior é, bem, é Warrior. Mas O Artista é mesmo um grande sopro de inventividade-“retroagida”, encantador, muito bem sacado. Dujardin tem uma performance que mereceu torná-lo uma estrela

    1. quando assisti O Artista pela primeira vez eu tinha certeza que ele ficaria em primeiro no meu top 10, mas algo aconteceu que ele perdeu um pouco do encanto, mas não o suficiente para tirá-lo da lista. tenho curiosidade em saber como este filme vai envelhecer.

Deixe um comentário

