O Homem que Matou o Facínora – The Man Who Shot Liberty Valance (1962)

liberty_valance1

O Homem que Matou o Facínora foi o último filme que contou com a parceria entre John Wayne e John Ford, uma dupla responsável por diversos westerns de sucesso. Aqui John Ford aborda o gênero de um jeito diferente daquele que marcou sua carreira, investindo em um velho oeste não idealizado e mostrando que a civilização e a lei escrita podem chegar a qualquer lugar, inclusive Shinbone, a cidade hostil onde se passa o filme.
Ranse (Stewart), um jovem advogado, chega à cidade com 14 dólares no bolso e com vários livros de direito na bagagem. A diligência em que estava é assaltada por Liberty Valance, que não hesita em dar uns sopapos em Ranse e de rir estridentemente quando lhe é dito que vai para a cadeia por isso.
A história é contada em flasback pelo próprio Ranse. Sabemos desde as primeiras cenas que ele se tornou um político de sucesso, mas a maneira como isso ocorre reserva surpresas e situações que nos fazem refletir, como quando um jornalista diz que “quando a lenda se torna fato, publique a lenda”.
As atuações de John Wayne e James Stewart são ótimas, mas quem mais se destaca é Lee Marvin com o seu vilão ameaçador. A trilha sonora colabora bastante para o clima da história, assim como a escolha pelo preto e branco, deixando tudo com um agradável ar nostálgico.
9/10
 

Anúncios

2 comentários sobre “O Homem que Matou o Facínora – The Man Who Shot Liberty Valance (1962)

  1. Entendo que o filme seja um clássico, mas não está entre os meus favoritos do mestre Ford. A mensagem em si é memorável, mas não consegui engolir Stewart no papel de um “jovem” advogado. As figuras mais memoráveis foram Edmond O’Brien e John Wayne.

  2. É um bom filme, gosto bastante, mas devo reconhecer, que de fato, Stewart parece estranho no papel. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s