Hard Eight – Jogada de Risco (1996)

hard-eight-jogada-de-risco

Mesmo sendo bem menos ambicioso que os seus trabalhos posteriores, Jogada de Risco mostra algumas das qualidades que fizeram Paul Thomas Anderson se tornar um dos melhores cineastas da sua geração.
A trama se inicia simples, mas também intrigante: Sydney (Philip Baker Hall) encontra John (John C. Reilly) na frente de um restaurante, sem grana no bolso, sem cigarros para fumar e sem esperanças de arranjar 6.000 dólares para o funeral da própria mãe. Sydney não apenas compra um café para John, como lhe oferece uma carona para Las Vegas e lhe dá dicas de como ganhar dinheiro no cassino de uma maneira não muito limpa.
A história avança dois anos, momento em que vemos uma relação praticamente de pai e filho entre Sydney e John. Há uma mulher no meio, claro. Uma garçonete e prostituta chamada Clementine (Gwyneth Paltrow) que torna-se um interesse amoroso para John.
É verdade que pouca coisa acontece nessa primeira parte, mas o estilo de Paul Thomas Anderson deixa tudo muito interessante, com seus travellings e movimentos de câmera precisos. Apesar do desenrolar lento, não dá para negar que ficamos curiosos em relação a Sydney e seus objetivos em relação a John. Por que ele ajudou e ainda ajuda o rapaz? Há um interesse por trás disso ou trata-se de um bom samaritano nato?
As respostas para essas perguntas estão no ato final, que possui um ritmo mais apressado e que nos reserva situações um tanto violentas, reviravoltas e surpresas. Uma estreia acima da média de alguém que confirma seu talento incomum a cada novo trabalho.
8/10

ps: Philip Seymour Hoffman faz uma ponta hilária como um jogador divertidamente agressivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s