Boogie Nights – Prazer Sem Limites (1997)

boogie-nights-1997
Boogie Nights
mostra a ascensão e queda de Dirk Diggler, um garoto que fugiu de casa e virou um ator pornô. Trata-se de um estudo de personagem dos mais completos. Como se isso fosse pouco, Paul Thomas Anderson adiciona vários personagens com subtramas que enriquecem o filme como um todo.
A trama se passa no final dos anos 70. A maneira como essa época é recriada é um dos pontos fortes de Boogie Nights. Logo na primeira cena, que conta com uma longa tomada sem cortes, já conseguimos identificar vários elementos setentistas e rapidamente somos absorvidos para aquele mundo.
É interessante notar as diferenças do personagem Dirk Diggler ao longo do filme. Inicialmente, um cara bem educado e humilde, mas depois do sucesso transforma-se em uma verdadeira estrelinha, que gasta rios de dinheiros com roupas e carros, trata os outros com indiferença e agressividade, além de se afundar nas drogas.
A passagem dos anos 70 para os 80 marca uma mudança de rumos na vida de praticamente todos os personagens, que terão que enfrentar os seus demônios se quiserem voltar a brilhar. Impressiona o cuidado de PTA com cada um deles. Não podemos também esquecer do uso do humor, que começa mais light com direito a uma piadinha sobre Star Wars e termina em um humor negro à la Tarantino.
Coisa de gênio. Boogie Nights costuma ser subestimado, mas é sem dúvida um dos grandes da década de 1990.
9/10

Anúncios

2 comentários sobre “Boogie Nights – Prazer Sem Limites (1997)

  1. Um clássico do Paul Thomas Anderson. O que mais me impressiona nesse filme, assim como em “Magnólia”, é a segurança como PTA lida com milhares de personagens sem nunca deixar a peteca cair!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s