Spartacus 3×04 – Decimation

spartacus-3x04-decimation

Este episódio confirma uma tendência mostrada no início da temporada: os ex-escravos comandados por Spartacus não são exatamente heróis e os romanos não são exatamente vilões. O personagem que mais ganha destaque aqui é Julio César, que disfarçado como ex-escravo se infiltra na cidade comandada por Spartacus e os outros. Em pouco tempo passamos a compreender e a admirar o romano. Ele tem atitudes nobres e mostra que o que quer é defender sua cidade. Já os gladiadores e ex-escravos estão cada vez mais animalescos, promovendo carnificinas, matando romanos por qualquer coisa. Os principais responsáveis por isso são Crixus e Naevia. Naevia ganha nossa raiva a cada episódio e é uma pena que Crixus jamais a contradiga. Gannicus oferece um pouco de dignidade para as atitudes do grupo mais ele é um só. Chega a ser irritante ver que Spartacus não consegue controlar os seus seguidores como devia.
Claro que os romanos não são nada santos. O decimatio que vemos aqui fala por ele mesmo. A punição que Crassus impute aos seus comandados é das mais cruéis. Nem o seu filho Tiberius escapa. Aliás, este é mais um personagem que ganha moral com o público, afinal ele passa por essa provação de uma maneira corajosa.
Não sei se foi intencional ou se foi algo pensado, mas Decimation bate na tecla de que nessa altura do campeonato não existe mais o conceito de certo e errado. Se antes os romanos eram cruéis com seus gladiadores, agora eles querem apenas defender sua cidade. Já os ex-escravos parecem querer apenas matar mais e mais romanos.
As cenas que mostram o decimatio são de uma brutalidade única, com direito a um slow motion que adiciona uma estranha beleza para tudo o que vemos. Sem dúvida estamos diante de um dos grandes episódios do seriado.
10/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s