Review: Spartacus 3×06 – Spoils of War

spartacus-3x06-spoils-of-war

Sem medo de exagerar ou de parecer um fan boy fanático faço essa afirmação: Spartacus é uma das melhores séries da atualidade. Isso está sendo provado episódio por episódio desde a primeira temporada. É impressionante como os roteiristas conseguem deixar as coisas mais interessantes a cada semana. Agora na reta final, é inevitável não olhar para Spartacus e aguardar com uma certa tristeza o épico e emocionante desfecho que se aproxima.

Spoils of War é um exemplo do perfeccionismo que o seriado atingiu. Tudo tem início com os romanos invadindo a cidade ocupada pelos rebeldes. A ação dura alguns bons minutos, de maneira ininterrupta e frenética. As cenas de batalha parecem cada vez melhores e neste caso elas ficam ainda mais impactantes graças a trilha sonora com cantos gregorianos e o abuso da câmera lenta.

Temendo pela vida e pelo fim precoce de sua causa, Spartacus resolve recuar e abandonar a cidade, já que os romanos se revelam muitos e ainda contam com a ajuda dos cilícios. Eis que surge a oportunidade para Gannicus ter uma atitude altruísta. Ao invés de fugir junto com o grupo, ele fica para trás e tenta confundir os romanos, almejando ganhar tempo para que os rebeldes consigam escapar.

Já faz um tempo que Gannicus demonstra ser o grande herói do seriado, algo que ficou ainda mais evidente aqui. Ele sempre se preocupou mais com o próprio nariz, investindo mais em mulheres e bebidas do que na luta pela liberdade, mas isso foi mudando muito ao longo dos episódios.

Foi bacana vê-lo trocando intimidades com Sybil, inclusive até pedindo desculpas por um comentário um tanto maldoso.

Depois do começo alucinante o ritmo diminuiu um pouco, mas não a qualidade.

Outro arco narrativo de destaque é o de Tiberius, que ainda não perdoou o pai por tê-lo feito matar seu melhor amigo e que também não aceita o enorme reconhecimento que Julio César recebe. Aliás, a cena da conversa entre Tiberius e Julio César é um dos grandes momentos do episódio, sobrando espaço até para algumas risadas quando César decide o que quer comer na “carnificina” em sua homenagem.

Falando na tal “carnificina”… que momento brutal! Quando achamos que o seriado já nos ofereceu de tudo em termos de violência, ele nos surpreende.

Spoils of War mostra que Crassus está cada vez mais perto de liquidar Spartacus e os rebeldes. Ele tem se revelado um grande estrategista, cuja virtude mais importante talvez seja respeitar o seu adversário. Aqui também vemos Julio César ganhando de vez o coração dos romanos e deixando o garoto Tiberius com um enorme dor de cotovelo.

E o final? É o prenúncio do destino sombrio que está batendo na porta. As expectativas estão enormes para o que vem em seguida.
9/10

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s