O Tigre e o Dragão (2000)

o-tigre-e-o-dragao-2

Tudo começa com Mestre Li desistindo da vida de guerreiro e doando a lendária espada Destino Verde para servir de relíquia. Pouco tempo depois, ela é roubada por uma pessoa misteriosa e extremamente habilidosa nas artes marciais. Com a perseguição que se segue, já temos uma noção do que Ang Lee quer nos transmitir durante as cenas de ação de O Tigre e o Dragão.

As lutas aqui presentes são coreografadas com rara beleza, energia e criatividade. As leis da física são deixadas de lado para que possamos ver os personagens dando enormes saltos entre telhados e até duelando em cima de bambus.

Mesmo não sendo muito elaborada, a trama não é uma mera desculpa para as cenas de ação. A história do filme se baseia em fábulas tradicionais da China e nos oferece personagens interessantes repletos de dilemas.

Pode-se dizer que um ponto importante de O Tigre e o Dragão está na tentativa de Jen Yu de se livrar dos grilhões de uma sociedade machista. Todos os momentos em que ela aparece ganham destaque, inclusive a longa sequência de um romance proibido.

Com o visual poético concebido por Ang Lee, somado a um enredo empolgante e personagens que permitem uma conexão com público, O Tigre e o Dragão é daqueles raros exemplos de cinema que funciona nos mais diversos níveis.
9/10

 

Anúncios

6 comentários sobre “O Tigre e o Dragão (2000)

  1. É um marco dos anos 2000, sem dúvida, mas na época eu caí no hype imbecil da Revista SET e me decepcionei um pouco. Mal posso esperar para vê-lo novamente. E Jen realmente é uma figura feminina forte.

  2. Assim como “Herói”, “O Clã das Adagas Voadoras”, “O Tigre e o Dragão”, pra mim, é pura poesia visual. Uma das obras mais perfeitas, do ponto de vista técnico, do Ang Lee. Um filme que é um marco, como disse o Gustavo.

  3. Foi neste filme que eu me entreguei ao sublime que é arte da direção nas mãos de Ang Lee, que consegue fazer de cada obra um marco, apesar de uma ser bem diferente da outra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s