Cabiria (1914)

cabiria-1914-poster
De acordo com Martin Scorsese, o diretor Giovanni Pastrone inventou o gênero épico com Cabiria. Não ouso discordar. Contando com cenários grandiosos cheios de detalhes, milhares de figurantes e uma duração original de cerca de 3 horas, o filme é de fato um épico em todos os sentidos. Como curiosidade, ele inclusive influenciou D.W. Griffith a produzir o “espetáculo colossal” Intolerância, de 1916.

cabiria-1914
Além da importância histórica, Cabiria é ainda uma ótima experiência por si só. A versão disponível atualmente tem menos de 2 horas, então temos a oportunidade de apreciar as melhores partes do roteiro. A trama se passa na Roma do século III a.c. Após o vulcão Etna entrar em erupção, a garota Cabiria é raptada e vendida como escrava para os cartagineses. Cabe ao nobre Flavius Axilla e ao seu ajudante, o enorme Maciste, a tarefa de resgatá-la.

cabiria-1914-1
Com um ritmo dinâmico, Cabiria nunca cansa, só perde um pouco da força em raros momentos. Impressiona a quantidade de cenas arrojadas em que figurantes arriscam a vida, como quando os soldados fazem um tipo de escada humana para subir em uma fortificação. Imagens quase hipnóticas e poderosas não faltam, sendo o destaque nesse sentido a assustadora sequência do sacrifício. Vemos também personagens históricos realizando feitos que aprendemos na escola, como Arquimedes botando fogo na frota romana e Aníbal cruzando os Alpes.

cabiria-1914-2
Às vezes o excesso de subtramas nos confunde e talvez este seja o único problema mais relevante do filme, juntamente com a trilha sonora repetitiva. No final das contas, uma das melhores coisas aqui é constatar os avanços técnicos do diretor, principalmente com os elegantes movimentos de câmera e a iluminação bem trabalhada. Logo na primeira assistida tornou-se um dos meus preferidos do cinema mudo.

NOTA: 8

FICHA TÉCNICA
Cabiria (1915)
Duração: 123 min
Direção: Giovanni Pastrone
Roteiro: Giovanni Pastrone, Gabriele D’Annunzio
Elenco: Bartolomeo Pagano, Umberto Mozzato, Lidia Quaranta
Info

Anúncios

2 comentários em “Cabiria (1914)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s