Aurora (Sunrise: A Song of Two Humans, 1927)

sunrise-poster-1927Na primeira cerimônia do Oscar, em 1929, haviam duas categorias principais: melhor filme – produção, que premiou Asas e melhor filme – produção única e artística, que teve como vencedor Aurora. Enquanto Asas envelheceu mal, Aurora nunca perdeu a força, sendo considerado por muitos como o filme mais bonito já feito.

O diretor alemão F.W. Murnau foi contratado por William Fox com total liberdade criativa para o seu primeiro trabalho em Hollywood. Ainda que Aurora tenha decepcionado nas bilheterias, ele continua agradando aos críticos a aos cinéfilos que não tem medo do cinema mudo. É curioso notar que Aurora foi lançado no ano que marca o auge e o declínio do cinema sem diálogos. A maturidade artística foi alcançada de maneira brilhante, mas o público preferia assistir aos filmes falados que começavam a surgir.

O que mais chama a atenção em Aurora é o seu espetacular visual, que conta com movimentos de câmera considerados quase impossíveis para época e que ajudam a deixar a fotografia ainda mais bela.

Temos aqui um homem que é influenciado pela amante para afogar a esposa. Na hora H ele se arrepende e passa um dia romântico com ela, com algumas surpresas pelo caminho. O roteiro pode parecer simples, mas ele trabalha com um assunto significativo de uma maneira que vai ganhando em emoção. É incrível também como Murnau muda o tom do filme em vários momentos: há um forte suspense na cena da barbearia e muito humor na sequência do porquinho bêbado, só para citar alguns exemplos.

Havia uma chance de tornar Aurora a maior tragédia do cinema, porém os roteiristas optaram por um previsível final feliz. Tudo bem, isso é o de menos. Eis aqui uma daquelas experiências grandiosas que só o cinema de qualidade pode oferecer.
9/10

sunrise-1927 sunrise-1927-1 sunrise-1927-2 sunrise-1927-3 sunrise-1927-4 sunrise-1927-5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s