Crítica: Brian’s Song (1971)

brians-song-1971Brian’s Song é um filme feito para TV que trata de uma história real. De acordo com a pesquisa que fiz, o roteiro foi bem fiel à realidade, engrandecendo ainda mais a experiência. O ano é 1965 e os personagens principais são Gayle Sayers e Brian Piccolo, dois running backs novatos que particiam do training camp do Chicago Bears. Eles são completamente diferentes um do outro. Enquanto Gayle Sayers é de poucas palavras e tímido, Brian é daquelas pessoas extrovertidas que sempre tem uma piada na ponta da língua.

Nessa época ainda havia um pouco de racismo dentro da liga e para mostrar que isso estava cada vez mais no passado, a comissão técnica decidiu torná-los companheiros de quarto. Acompanhamos o fortalecimento de uma amizade de maneira verossímil. No início os dois não hesitavam em pregar peças um no outro, garantindo momentos de humor, mas logo o respeito e admiração se intensificam, tanto dentro como fora do campo.

Uma das várias situações que demonstra isso é quando Gayle lesiona gravemente o joelho, perdendo a posição para Brian na sequência. Este se mostra decepcionado por virar titular dessa forma e assume a responsabilidade de botar Gayle novamente em forma.

Infelizmente, o imponderável aparece. Brian passar mal durante os jogos e o médico da equipe nota que ele vem perdendo peso. É diagnosticado um câncer.

A determinação de Brian é inspiradora e certamente teve muita influência na carreira vitoriosa de Gayle na NFL, com direito a quase 5 mil jardas corridas, 56 touchdowns, 4 pro bowls, uma vaga na seleção da década de 1960, o seu número 40 aposentado nos Bears e um lugar no hall da fama do esporte.

Brian’s Song enaltece o valor da amizade e nos emociona bastante no ato final. Grande pequeno filme!
9/10

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s