Tudo Pela Vitória (Friday Night Lights, 2004)

friday-night-lights-2004Na pequena cidade do interior do Texas representada em Friday Night Lights, tudo gira em torno do time de futebol americano da high school local. Mais do que amor pelo esporte, vemos uma verdadeira obsessão por vitórias e títulos. A bola oval é a religião desse povo e eles são fanáticos.

A pressão enfrentada pelos garotos é enorme. Sempre aparece alguém perguntando se eles vão ser campeões este ano e às vezes de um jeito intimidador. Isso se não for o pai de algum jogador exigindo por meio de tapas um bom desempenho nos jogos.

O filme não faz um julgamento em relação a esse modo de vida, ele apenas nos mostra como as coisas são naquela região.

O roteiro aborda vários temas relacionados ao esporte, quase sempre de uma maneira interessante. A história pessoal mais impactante é a do talentoso running back que tinha tudo para ir para uma universidade e posteriormente para a NFL, mas que acaba lesionando gravemente os ligamentos do joelho. Vê-lo chorando ao entender que o seu futuro foi destruído é doloroso.

Certos clichês do gênero se fazem presentes, como uma final de campeonato do tipo Davi contra Golias, um desenrolar absurdamente complicado do jogo, incluindo aí jogadas decididas por polegadas, tackles que mais parecem golpes de UFC, uma diferença inicial enorme de pontos para ser recuperada e a jogada decisiva no último milésimo de segundo. De qualquer forma, o diretor Peter Berg coloca bastante emoção no filme investindo em um estilo próximo do documentário, com a câmera tremida e uma poderosa trilha sonora do Explosions in the Sky. Ficamos envolvidos na história do começo ao fim e acabamos perdoando os momentos previsíveis.
8/10

PS: O seriado Friday Night Lights potencializa os acertos do filme e corrige a maior parte das falhas. 

2 comentários sobre “Tudo Pela Vitória (Friday Night Lights, 2004)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s