Crítica: Fruitvale Station: A Última Parada (2013)

fruitvale-station-2013Fruitvale Station mostra a história real de Oscar Grant, um jovem pai de família que se vê em meio a um revoltante exemplo da truculência policial e do racismo não declarado durante o réveillon de 2008. O fato chocou o mundo e foi registrado em vídeo por vários celulares. Inclusive, é com uma dessas gravações que o diretor estrante Ryan Coogler opta por iniciar o filme.

Já de antemão sabemos que algo de ruim vai acontecer, portanto, é com angústia que acompanhamos os passos de Oscar naquele dia trágico. Graças ao roteiro inteligente e a atuação memorável de Michael B. Jordan, rapidamente conhecemos a vida e a personalidade de Oscar, um ser humano com muitas falhas, mas que ama a família acima de tudo e que está tentando se tornar uma pessoa melhor. A questão é: será que a parcela intolerante da sociedade está pronta para recebe-lo de braços abertos? Exemplos de racismo estão presentes em vários momentos aqui, às vezes de maneira sutil e até engraçada, mas principalmente de maneira forte, nos causando indignação.

O filme funciona por contar a história de maneira direta, quase que com um estilo documental. Além de tudo, Michael B. Jordan (que fez parte de seriados como The Wire e Friday Night Lights) tem uma atuação de destaque, esbanjando o carisma do personagem na maior parte do tempo, mas com demonstrações pontuais de uma fúria acumulada, pronta para ser libertada. Esse rapaz está no caminho para se tornar um grande ator.

Mesmo com uma curta duração, conseguimos nos conectar facilmente com Oscar e nos importamos sinceramente com seu destino. Fruitvale Station evita exageros ao nos contar uma história naturalmente dramática e acerta em cheio. 9/10

 

Um comentário sobre “Crítica: Fruitvale Station: A Última Parada (2013)

  1. Dizem que “Fruitvale Station” é um dos grandes filmes do ano. Pena que tenha falhado em obter um maior sucesso nos shows de premiações mais populares. Acho que seria importante para um longa como esse. De toda maneira, espero que “Fruitvale Station” tenha uma boa distribuição nos cinemas brasileiros, pois quero muito conferir a obra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s