Crítica: Até o Fim (All is Lost, 2013)

all-is-lost-movieAté o Fim está longe de ser um filme ruim, mas a maneira que o diretor escolheu para contar a história pode desagradar a alguns e causar um certo tédio. Temos aqui o relato de um homem que sofre um acidente em alto-mar. Com a parte eletrônica do iate estragada e o surgimento de diferentes dificuldades a cada dia, o homem tenta fazer o possível para se manter vivo e chegar em algum lugar. Esqueçam flashbacks, esqueçam desenvolvimento de personagem e esqueçam uma bola de vôlei para a criação de diálogos. Até o Fim é um filme silencioso. Simplesmente não existem diálogos, com uma pequena exceção. O objetivo do diretor é mostrar o acidente e o instinto natural do homem de se manter vivo. E só. Apesar de nosso interesse ser mantido quando as coisas ficam mais complicadas, é muito difícil conseguirmos nos conectar de maneira emocional com o que vemos. No final das contas, não me importei muito com o desfecho da história e isso é algo que pesa negativamente. Li muitos elogios em relação a atuação do Robert Redford e concordo em partes. Faltou um algo a mais para ele, coisa que Sandra Bullock (Gravidade) e Tom Hanks (O Náufrago) demonstraram possuir em papéis semelhantes.
6/10

3 comentários sobre “Crítica: Até o Fim (All is Lost, 2013)

  1. Penso diferente, achei o filme bem interessante justamente por não ficar trazendo à tona o passado do personagem e simplesmente registrar sua tentativa de sobrevivência. Não cheguei a compará-lo a Gravidade, mas sim a Náufrago.

    1. Pois é, deve-se louvar o filme por abordar a história dessa forma, pois é algo diferente e corajoso… mas senti falta desses recursos de narrativa que geralmente melhoram a conexão com o personagem e nos aproximam ainda mais da situação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s