Crítica: Inimigo Público (1931)

the-public-enemy-1931Dirigido por William Wellman e estrelado por James Cagney, Inimigo Público é um dos definidores do gênero máfia. Existes muitas curiosidades sobre ele, como a troca de papéis entre James Cagney e Edward Woods no início das filmagens e o fato do filme ter conseguido escapar da censura do cinema americano, que atingiu o ápice três anos depois do lançamento.

A trama nos apresenta aos garotos Tom e Matt, que já na infância roubavam e não hesitavam em pregar peças nos outros. Algumas cenas depois já os vemos como adultos e agora fazendo parte do submundo do crime em Chicago. Tom é daqueles criminosos que esbanjam atitude e dão constantes exemplos de brutalidade, inclusive contra o sexo oposto.

A atuação de Cagney é marcante, possivelmente o maior motivo do sucesso do filme. A história de Inimigo Público se resume a ascensão e queda do personagem principal. Um personagem que conquista nosso interesse desde o primeiro momento.

Apesar de ser baseado em fatos reais e de possuir cenas que podem ser consideradas violentas até para os dias de hoje, percebemos que o filme não envelheceu tão bem. De qualquer forma, ele continua importante e influente, como mostra a oitava colocação no ranking do gênero da American Film Institute.

ennemi-public-1931-05-g

public-enemy-1931

The Public Enemy (1931)the-public-enemy

inimigo-publico

ennemi-public-1931-05-gNota: 7

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s