Crítica: Instinto Materno (2013)

instinto-materno

Não conheço o cinema romeno tão bem como eu gostaria, mas me impressionei com todos os filmes feitos naquele país que tive a oportunidade de assistir, incluindo aí este Instinto Materno, dirigido por Calin Peter Netzer e estrelado pela fenomenal Luminita Gheorghiu.

Instinto Materno pode não ser uma experiência tão intensa e perturbadora como 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias, mas está longe de ser um filme fácil.

Temos aqui a história de uma mãe extremamente controladora e seu filho cheio de recalques. Quando uma briga parecia que iria distanciá-los, Cornelia recebe a notícia de que Barbu se envolveu em um grave acidente. O rapaz fez uma ultrapassagem na estrada e atropelou uma criança, que morreu na hora.

Pronto. A partir daí presenciamos o que o dinheiro, as influências, a malandragem e o amor cego podem fazer. A partir do momento em que o acidente torna-se um caso de polícia, Cornelia mexe os pauzinhos para tentar livrar o filho de cumprir uma provável pena. Ela não hesita em fazê-lo mudar sua declaração e nem em comprar testemunhas e peritos. Cornelia jamais pensa no sofrimento da família que perdeu uma criança. Ela se importa apenas em não perder o seu próprio filho, culpado ou não.

Ao longo do filme temos a oportunidade de conhecer cada vez melhor o relacionamento entre mãe e filho e também a personalidade de ambos. Barbu é, basicamente, um rapaz mimado e extremamente revoltado, que ainda não amadureceu de verdade. Talvez esta seja a oportunidade definitiva para isso.

A câmera tremida de Calin Peter Netzer torna tudo mais natural, real e impactante. Instinto Materno envolve e emociona o público de maneira honesta, com direito a um final arrebatador.
9/10

– o último diálogo é das coisas mais impressionantes do cinema em 2014.  

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s