Crítica: A Regra do Jogo (1939)

regra-do-jogo-1A Regra do Jogo é considerado por muitos críticos como um dos melhores filmes de todos os tempos, algo que é fácil de se entender quando conseguimos perceber a qualidade deste trabalho de Jean Renoir. Confesso que na primeira vez que assisti, não considerei algo assim tão espetacular. Mas o problema era comigo. Faltava-me um pouco mais de experiência cinéfila para compreender e absorver toda a grandeza de A Regra do Jogo.

Antes de falar do filme propriamente dito, acho interessante mencionar que ele foi muito mal recebido na época do seu lançamento, chegando até a ser banido pelo governo. O filme original foi destruído e só não ficamos sem esse magnífico trabalho de Renoir graças a uma reconstrução feita na década de 1950.

A trama apresenta várias temáticas, desde romance, humor pastelão, críticas sociais até a tragicomédia. O que mais chama a atenção é o fato de que tanto a nobreza como os empregados são mostrados com as mesmas falhas de caráter. A futilidade, a hipocrisia e as intrigas amorosas fazem parte da essência dessa sociedade, que parece não perceber que a Segunda Guerra está batendo à porta. Ao mesmo tempo em que rimos, podemos perceber as ironias e o sarcasmo nos diálogos inteligentes. Trata-se de um roteiro primoroso, lapidado da melhor maneira possível.

Não há como não mencionar a espetacular direção de Jean Renoir, um verdadeiro artista da Sétima Arte. A Regra do Jogo é visualmente grandioso, com movimentos de câmera ousados e criativos, que deixam a história fluir com naturalidade. Isso sem falar na profundidade de campo, técnica que foi utilizada com maestria por Orson Welles e Gregg Toland em Cidadão Kane.

Quanto mais vezes assisto, mais consigo perceber os detalhes e admirar A Regra do Jogo. Filme para ser visto e revisto por todos nós, amantes do bom cinema!
9/10

:info IMDb
:curta Intratecal

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s