Hoosiers (Momentos Decisivos, 1986)

hoosiers-1986De tanto ler comentários positivos sobre Hoosiers em críticas de outros filmes esportivos minhas expectativas estavam bem altas quando apertei o play e iniciei essa experiência. Mesmo com vários clichês do gênero, nota-se que eles são trabalhados da melhor maneira possível, nos entretendo, emocionando e inspirando na mesma medida. Agora entendo perfeitamente as comparações e os inúmeros elogios.

Em uma pacata cidade do interior do Indiana, o time de basquete da escola local é a grande (ou a única) atração. Norman Dale é o novo técnico que terá a missão de levar esse desacreditado time a conquistar algo relevante. No primeiro treino, Norman se depara com apenas 7 jogadores e uma enorme pressão dos moradores da cidade, que não hesitam em deixar claro que eles é que sabem o que é o melhor para a equipe. Ele precisa mostrar autoridade e rápido. Com um estilo de treinar diferente, aos poucos ele ganha a confiança de alguns, mas qualquer deslize pode significar sua demissão.

Hoosiers aborda diversos temas que o gênero possibilita: um técnico buscando redenção, um time azarão e dedicado, um jogador talentoso que quer desistir da promissora carreira e um profundo conhecedor do esporte que tornou-se um alcoólatra.

Nada de muito criativo, mas tudo muito honesto e emocionante. Temos aqui exemplos contundentes de como o esporte é capaz de unir as pessoas, tanto no sentido do companheirismo entre os jogadores, como nas relações deles com os familiares.

Hosiers ainda oferece uma detalhada recriação de época (a história se passa nos anos 1950) e cenas empolgantes das partidas, com direito a câmera lenta e situações dramáticas. E destaque também para Gene Hackman, em uma brilhante atuação.
8/10

 

2 comentários sobre “Hoosiers (Momentos Decisivos, 1986)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s