Crítica: O Terceiro Homem (1949)

the-third-man-1949-Quando me flagro pensando na experiência de assistir a O Terceiro Homem uma palavra me vem a cabeça: perfeição. Creio não estar exagerando ao afirmar que o diretor Carol Reed criou aqui a obra máxima do film noir e um dos grandes filmes do cinema em geral.

Sabe quando todos os aspectos de um filme funcionam de maneira exemplar? Bem, é isso o que acontece aqui. Talvez o que mais chame a atenção em um primeiro momento seja a inusitada trilha sonora de Anton Kara, mas a fotografia em preto e branco de Robert Krasker e as atuações do elenco principal também são inesquecíveis.   

O enredo nos mostra o escritor de westerns Holly Martins chegando em uma Viena que ainda sofre as consequências da segunda guerra. Ele faz essa viagem a convite do amigo Harry Lime que, para sua surpresa, acaba de morrer em um acidente. A morte de Harry está coberta de mistérios e Holly inicia uma investigação. 

O Terceiro Homem é um thriller que jamais perde o ritmo. A história é simples e direta, mas extremamente instigante. Não dá para não falar do espetáculo visual, com o uso de enquadramentos criativos, ângulos oblíquos e uma iluminação das mais expressionistas. Tudo isso embalado por uma trilha sonora que marca os pontos importantes do filme e nos transmite as mais diversas sensações. 

Algumas sequências se tornaram antológicas, como o diálogo do personagem de Orson Welles em uma roda-gigante, a perseguição cheia de adrenalina nos esgotos da cidade e a primorosa cena final. 

Sou fã de Pacto de Sangue e gosto bastante de Relíquia Macabra, mas se eu fosse escolher apenas um film do gênero noir… seria este! Uma verdadeira aula de cinema. Arte e entretenimento combinados de maneira irresistível. 
10/10

5 comentários sobre “Crítica: O Terceiro Homem (1949)

      1. Gostei muito, Bruno, mais do que a maioria dos filmes que tenho assistido. Gostei especialmente do ritmo, dos cenários e da fotografia. Um filmaço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s