Resenha de filme: A Doce Vida (1960)

La Dolce Vita

Confesso que não sou o maior fã de La Dolce Vita, uma das grandes obras do cineasta italiano Federico Fellini, mas consigo reconhecer suas qualidades. É engraçado. Esta é a terceira vez que assisto ao filme e a cada assistida eu acabo gostando um pouco mais do que vejo. Ainda não o suficiente para considerá-lo uma obra-prima, ressalto.

Em sua duração de quase três horas, o filme é uma junção de grandes sequências entrelaçadas, tendo como personagem principal o colunista social Marcello Rubini. A maior parte destas sequências aborda os temas da alienação, decadência moral, manipulação religiosa, sensacionalismo, entre outros. As mais marcantes para mim, e que realmente considero momentos acima da média, são as cenas em que Marcello passa com o pai e este lendário momento na Fontana de Trevi, ilustrado na foto do post.

A trilha sonora de Nino Rota desempenha um papel muito importante, inclusive com a capacidade de nos deixar um tanto hipnotizados admirando o que vemos. Apesar de considerar La Dolce Vita um pouco cansativo, me encanto profundamente com o estilo e a técnica de Fellini, um diretor capaz de criar cenas repletas de um requinte estético difícil de ser alcançado. É uma pena que não consigo me envolver realmente com os personagens e as situações, com algumas exceções.

Será que ainda me falta bagagem cinéfila para apreciar La Dolce Vita em sua plenitude? O tempo dirá. Certamente será revisto em alguns anos.

298

2 comentários sobre “Resenha de filme: A Doce Vida (1960)

  1. Fiz a mesma pergunta que você fez ao final do texto, mas acho que o que me falta é mais experiência de vida. Simplesmente não achei nenhuma revelação desse filme assim tão incrível. Do Fellini, prefiro vários outros…

  2. Querido Bruno, assino embaixo. Admiro a elegância das imagens de FF, amo a música de Nino Rota, mas não me envolvi ou me identifiquei com esses personagens. Nem na primeira vez que assisti, nem recentemente. Não é que me falte experiência de vida, já que estou no meio de minha 6ª década. Talvez me falte conhecimento cinematográfico? Provável. Me envolvi mais com “A Grande beleza”.

Deixe uma resposta

