Resenha de Filme: Nascido Para Matar (1987)

nascido-para-matar-1987

É fácil observar que Nascido Para Matar é dividido em duas partes. Na primeira, o ator R. Lee Ermey oferece uma metralhadora de xingamentos e humor negro ao discursar para os futuros fuzileiros navais. O sargento Hartman deve prepará-los para a guerra, algo que faz com muita intensidade. As cenas do treinamento passam voando. É digno de pena ver o soldado Pyle sofrendo nas mãos do sargento e dos outros soldados. Na segunda parte, o cenário é a guerra do Vietnã propriamente dita. Assim como no início, acompanhamos o soldado Joker (Matthew Modine). O personagem se torna um mistério tanto para os outros soldados, como para o público. Ele utiliza um símbolo da paz, ao mesmo tempo em que pinta no capacete a frase: Nascido Para Matar. Ele explica para um oficial que isso se deve a dualidade do homem, mas nunca o compreendemos realmente. Ao contrário do que muitos pensam, não considero este um filme anti-belicista. Kubrick simplesmente mostra a guerra como ela é. Claro, o final extremamente forte é um sinal de como a guerra é ruim. Pucos filmes de guerra alcançaram o estado da arte em termos estético. Este é um deles. Cada frame nos oferece uma fotografia das mais belas. Não é para menos quando se trata de Kubrick.

5

3 comentários sobre “Resenha de Filme: Nascido Para Matar (1987)

  1. Gosto de “Nascido para Matar” e acho que o filme de Stanley Kubrick, infelizmente, não envelheceu bem.

  2. Esse filme assombra, é espantoso, tanto em suas imagens, quanto em sua estrutura ousada. Em termos de temática de Vietnã, ou talvez até mesmo de guerra em geral, é uma obra única.

  3. Também gosto muito deste filme,muito intenso,mostra a devastação da guerra que atinge a todos.Não há vencedores, todos perdem. Parabéns pelo blog.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s