Crítica: Tempo de Glória (1989)

tempo-de-gloria-1989

Tempo de Glória conta um episódio relativamente pouco conhecido sobre a Guerra Civil Americana. Baseado em fatos reais, mais especificamente nas cartas do Coronel Shaw, a trama nos mostra a criação e o treinamento de um regimento da infantaria composto apenas por soldados negros. Contando com ex-escravos do norte e escravos fugitivos, o regimento, a princípio, não veria combate. Apesar de abolicionista, não dava para dizer que o norte era livre de racismo e preconceito. Por serem considerados inferiores, os negros não poderiam lutar e ainda receberiam um salário menor do que os brancos. Mas esse grupo de soldados vai fazer de tudo para mudar isso, contando com a ajuda do comandante branco. Tempo de Glória merece um pouco mais de atenção, tanto pelos seus aspectos cinematográficos como por seu apelo histórico. A recriação de época merece muitos elogios e faz com que nos sintamos em pleno século XIX. O diretor Edward Zwick cria cenas de batalha empolgantes, brutais e realistas, porém o ponto forte é mesmo as atuações, em especial de Denzel Washington e Morgan Freeman. A cena das chicotadas é um momento arrebatador do cinema e valeu um Oscar de ator coadjuvante para Denzel Washington. Não dá pra esquecer também a sequência em que o regimento se reúne para cantar, rezar e botar para fora tudo o que cada um está sentindo na noite anterior a um ataque quase suicida ao forte Wagner. Eis aqui um filme inspirador, poderoso e necessário. Trata-se de uma mistura extremamente eficiente de entretenimento, drama e apreço técnico.

5

4 comentários sobre “Crítica: Tempo de Glória (1989)

  1. Gosto muito de Edward Zwick como diretor e acho que ele funciona bem nesse tipo de filme. “Tempo de Glória”, pra mim, é um bom épico!

    1. verdade Kamila, o Edward Zwick tem filmes interessantes… nenhuma obra-prima, mas quase todos bem eficiente. talvez Tempo de Glória seja melhor trabalho dele.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s