A Caça

Idealizador do movimento cinematográfico Dogma 95 juntamente com Lars Von Trier, o diretor Thomas Vinterberg possivelmente realizou o seu melhor trabalho até o momento com este A Caça. Celebrado em Cannes e reconhecido pela crítica internacional, o filme é mesmo acima da média.

Lucas é um professor do jardim de infância que se dá bem com todos a sua volta. Fica claro que trata-se de um homem confiável e de bom caráter. A vida dele muda totalmente quando é falsamente acusado pela garotinha Klara de abuso sexual.

É claro que criança não mente, não é? Pelo menos é isso o que pensa essa pequena comunidade dinamarquesa. É irritante o fato de todos acreditarem nela. E o pior, quando ela desmente, as pessoas insistem em dizer que ela está com medo. O roteiro acaba cometendo algumas falhas nesse sentido. É uma acusação muito grave e nem de longe vemos uma investigação apropriada. Mas essa é a premissa que faz o filme andar. E ele fica cada vez melhor. A vida de Lucas se torna um constante pesadelo. A população toma por verdade a acusação e passa a persegui-lo. Uma ida ao mercado pode se tornar uma experiência das mais perigosas. Assim como Lucas, não conseguimos pensar em uma saída para tudo isso.

A trama de A Caça é trabalhada com maestria. E o peso dramático é enorme graças ao ator Mads Mikkelsen. Nossa conexão com Lucas, seu filho e sua cachorrinha é total. Temos um misto de sentimentos ao acompanhar as dificuldades enfrentadas por eles. Poucos atores conseguem transmitir tanta coisa como Mads Mikkelsen. A presença dele impressiona.

O desfecho destoa um pouco do que vimos antes, mas nada que atrapalhe realmente. A Caça é um filme intenso e muitas vezes imprevisível. O cinema dinamarquês se revela cada vez mais promissor. Vamos ficar de olho.

Nota: 9

A Caça (Jagten)
Ano: 2012
Direção: Thomas Vinterberg
Roteiro: Thomas Vinterberg, Tobias Lindholm
Elenco: Mads Mikkelsen, Thomas Bo Larsen, Annika Wedderkopp
Info: IMDb

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s