Crítica | Projeto Flórida (2017)

Moonee é uma garotinha de 6 anos que vive em um lugar chamado Florida Project. Este é um arremedo de hotel pouco confortável e barato que fica a uma curta distância do mundo mágico da Disney. Para Moonee e sua mãe o sonho americano não poderia estar mais distante. O filme nos mostra a difícil realidade de uma mãe solteira tendo que matar um leão por dia para dar de comer a filha e para garantir um teto sob suas cabeças.

A trama é das mais simples possíveis, a ideia é mesmo fazer um retrato de quem vive na linha da pobreza. Não dá para negar o empenho dessa mãe para garantir a sobrevivência de Moonee, o problema é que em todo o resto ela é uma péssima mãe. Trata-se de uma mulher jovem totalmente irresponsável, uma bomba relógio que tem dificuldade para conviver pacificamente em sociedade, dando exemplos diários para a filha de como não se comportar. E a garota aprende. Moonee e seus amigos passam o dia infernizando tudo e todos em sua volta. Sabe crianças que não tem limites? São essas que vemos em Projeto Florida. Elas aprontam coisas de deixar qualquer um maluco, mas a mãe de Moonee parece não se importar muito.

O diretor Sean Baker deixa a história transcorrer com uma naturalidade que beira o documental. É fácil perceber que ele não faz julgamentos, apenas quer mostrar a situação complicada enfrentada pelas personagens principais. No final das contas, é praticamente impossível não sentir uma forte conexão com a garotinha Moonee. As lágrimas vão vir naturalmente com o desfecho pesado. A grande atuação de Willem Dafoe foi lembrada no Oscar, mas o filme merecia bem mais indicações.

Nota: 8

Anúncios

Um comentário em “Crítica | Projeto Flórida (2017)

  1. Não conhecia o filme, fiquei interessada em assistir, gosto de narrativas onde não há pré-julgamento, apenas o olhar do diretor na apresentação da obra que se descortina por si só, cria identificação e no final das contas, no meio da dura vida das pessoas no limite da pobreza, se há lágrimas ,quem há de negar que existe poetice?
    Vou levar a indicação.
    Uma ótima semana.
    Luli https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s