Game of Thrones: “A Man Without Honor” Crítica

Game of Thrones | 2×07 – A Man Without Honor

Fica evidente que o homem sem honra é Jaime Lannister, mas o título também se aplica facilmente a Theon Greyjoy. Acompanhamos aqui atitudes lastimáveis deste dois personagens.

Theon quer completar a sua ‘conquista’ de Winterfell capturando Bran e Rickon Stark. Vários soldados e cães treinados estão atrás dos garotos, mas eles conseguiram uma boa vantagem. Os irmãos Stark, Osha, Hodor e os dois lobos formam um grupo bem interessante. Eles ainda não tem um plano definido, apenas tentam ficar cada vez mais longe de casa. O agora oficialmente desprezível Theon é um misto de crueldade, insegurança e fraqueza. Ele age movido por um orgulho ferido e suas ações se tornam cada vez mais imprevisíveis. Ao mando dele, dois garotos tiveram membros arrancados e foram carbonizados. Seriam os Stark?

Mas o episódio é mais sobre Jaime Lannister. Ele tentará de tudo para escapar da prisão, inclusive assassinar um parente. Jaime é frio, calculista e insolente. Ele ficou marcado em Westeros por ser o cara que cravou uma espada nas costas de Aerys Targaryen, o rei louco. Não era isso o que todos queriam na época? Não há honra em um golpe destes, mas havia muito menos honra no governo de Aerys. Só que Jaime não está preocupado em se redimir, longe disto. Atitudes como a que teve neste episódio aumentam ainda mais o ódio dos outros por ele e o mantém como um dos vilões da série.

Se este episódio não foi tão movimentado, ele teve cenas emocionalmente relevantes entre personagens importantes. Além das já citadas, tivemos ótimos momentos entre Cersei e Tyrion, Arya e Tywin e Jon e Ygritte.

Algumas camadas foram adicionadas a Cersei agora. Finalmente vimos um lado humanizado de quem sempre mostrou indiferença. Ela sabe que criou um monstro e está preocupada com isso. Até Tyrion se comoveu, mas o distanciamento entre os dois fez com que ele não soubesse como consolá-la.

Ygritte passou todo o episódio provocando Jon e nos garantindo algumas risadas. É aqui também que ouvimos pela primeira vez a icônica frase: “Você não sabe de nada, Jon Snow”. O fato é que agora Jon se encontra cercado por selvagens. O que o destino reserva para o bastardo de Ned Stark?

Há pouca inspiração na trama de Daenerys atualmente. Descobrimos quem está por trás do roubo dos dragões, mas a revelação não teve impacto algum. Daenerys continua falando grosso sem ter conquistado nada. Este processo de aprendizado poderia ser um pouco melhor trabalhado. Infelizmente, é o elo frágil da temporada.

Nota: 7.9

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s