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Spoilers!

Êxodo 8:2 – Se recusares deixá-lo ir, eis que castigarei com rãs todos os teus territórios.

Não foram poucos os que condenaram Magnólia pela “absurda” chuva de sapos que ocorre no ato final, mas se nos atentarmos para algumas pistas deixadas ao longo do filme, percebemos que ela faz todo o sentido dentro do contexto da trama.

É possível notar a combinação dos números 8 e 2 nas mais diversas cenas de Magnólia, principalmente na hora inicial: o número do avião, as cartas do baralho, a identificação de Marcy na prisão e assim por diante. Mais revelador ainda é ver “exodus 8:2” em dois momentos: na plateia do programa de TV de Jimmy Gator e em uma propaganda de um ponto de ônibus.

Como já fiz questão de escrever no início do post, o êxodo 8:2 fala sobre uma chuva de rãs que vai castigar todos os territórios se alguém não deixar alguém ir.

Sem forçar muito na interpretação, podemos aplicar isso na cena em que o personagem de Tom Cruise fala para o pai moribundo: “Don’t go away, you fucking asshole, don’t go away.”

E aí uma aterrorizante tempestade de anfíbios começa a cair.

Incrível, não?

Paul Thomas Anderson demonstrou estar a altura de sua ambição ao nos entregar Magnólia. São 9 personagens que enfrentam situações decisivas em suas vidas e que estão conectados de alguma forma. É impressionante como passamos a nos importar com os dilemas e o destino de cada um deles. Como não se comover com o garotinho Stanley, explorado e pressionado pelo pai para vencer o jogo de perguntas e respostas? Como não compartilhar o sofrimento de Donnie por não saber onde colocar todo o amor que guarda no coração? E a relação de Frank com o seu pai à beira da morte? São muitos os detalhes que fazem Magnólia ser o que é: uma obra-prima.

Também deve-se aplaudir de pé a direção de PTA, que conduz tudo com maestria. A técnica do diretor se mostra em franca evolução, com direito a movimentos de câmera dos mais inspirados, como aquele que nos revela o alvo do amor de Donnie ao som de Supertramp. Falando em música, outro ponto essencial de Magnólia é a trilha sonora, composta principalmente pelos trabalhos de Aimee Mann, que literalmente fazem parte da trama. A sequência com os personagens cantando juntos a bela “Wise Up” é um exemplo disso.

Não se assuste com a duração do filme. São três horas, é verdade, mas a sensação é de que não ficamos nem uma hora na frente da tela.

Se me fosse dada a difícil tarefa de escolher apenas 10 filmes para levar para uma ilha deserta, certamente Magnólia seria um dos escolhidos. Eis aqui algo genial.
10/10