Nota: 7

Tim Burton é um cara talentoso.  Quando assistimos a um filme dele podemos facilmente reconhecer o estilo único do diretor. Edward Mãos de Tesoura, Ed Wood e Peixe Grande são filmes de extrema qualidade, que mostram que a habilidade dele não é pequena. Infelizmente, não dá para negar alguns tropeços ao longo de sua carreira e é com uma certa tristeza que constatamos que esses tropeços estão ficando cada vez mais frequentes.  Alice no País das Maravilhas não é um filme ruim, mas tem tudo para ser rapidamente esquecido. Recebi uma boa dose de entretenimento durante os 108 minutos, mas como trata-se de Tim Burton a gente sempre espera algo a mais.

Todos conhecemos a história de Alice e ainda que Burton tenha feito várias modificações, a essência é basicamente a mesma. Alice não aguenta a pressão de ter que se casar com um cidadão extremamente chato e resolve seguir um coelho que estava nas redondezas. Esse coelho leva a garota até uma toca e uma vez lá dentro a menina acredita estar sonhando, pois é impossível acreditar em gatos que desaparecem, animais que falam e num chapeleiro maluco, não é mesmo? Logo, Alice recebe a incumbência de ter que derrotar o monstro Jaberwock da Rainha Vermelha e salvar a todos.

Falando em Rainha Vermela, é na participação de Helena Bonham Carter que reside um dos trunfos do filme. Ela cria uma personagem cruel, que explora qualquer tipo de ser vivo e que adora proferir a ordem: “Cortem a cabeça!”. Johnny Depp se esforça em tornar o Chapeleiro Maluco um personagem marcante, mas o roteiro não permite que isso aconteça. A história em si e a resolução são um tanto bobinhas e previsíveis. O destaque mesmo é a parte visual do filme, com cenários fantasiosos e com personagens donos de aparencias pra lá de interessantes, como A Rainha Vermelha e sua cabeça enorme e os gêmeos obesos e não muito inteligentes. Quando os créditos desceram duas coisas passaram pela minha cabeça: uma sensação de que o filme poderia ter sido melhor e uma preocupação em relação a carreira do Tim Burton. Será que um dia ele vai ser capaz de criar algo do nível de Edward ou Ed Wood?

Título original: Alice in Wonderland
Ano: 2010
País: USA
Direção: Tim Burton
Roteiro: Linda Woolverton
Duração: 108 minutos
Elenco: Johnny Depp, Mia Wasikowska, Helena Bonham Carter, Anne Hathaway, Crispin Glover, Alan Rickman, Timothy Spall

/alice no país das maravilhas (2010) –
bruno knott,
sempre